Página Principal > Saúde & Tecnologia > Realidade virtual ajuda a reduzir depressão de idosos em asilos
idoso em depressao no hospital

Realidade virtual ajuda a reduzir depressão de idosos em asilos

Cerca de 50% de idosos internados experimentam depressão e isolamento durante a sua permanência em casas de repouso. Uma nova startup apresentou uma tecnologia com potencial para reduzir esse problema: através da realidade virtual, o paciente pode ver o mundo fora do seu quarto.

A tecnologia da Rendever, empresa responsável, combina o uso de aparelhos de realidade virtual, software personalizado e um tablet. Enfermeiros e outros profissionais de saúde responsáveis pelos cuidados utilizam o tablet para controlar os fones de ouvido, enquanto o software sincroniza o áudio com as imagens.

Veja também: ‘Depressão nos idosos. Como identificar?’

Dessa forma, os usuários tem total imersão em um ambiente virtual que pode incluir casas de infância, eventos esportivos, reuniões familiares, etc. Cada cenário é criado e personalizado pela própria Rendever.

Segundo a startup, a tecnologia foi desenvolvida com o objetivo de reduzir a depressão e isolamento dos pacientes, oferecendo a capacidade de reviver e revisitar seus locais favoritos e memórias, e ajudar os profissionais de saúde nos cuidados.

Além disso, o aparelho também rastreia dados de movimento, tempo de reação e função executiva, uma fonte potencial de diagnóstico e terapia. Os pacientes podem ser convidados a passar por simulações da vida real, como preparar uma refeição, ou outras ações diárias, oferecendo a possibilidade de auxiliar no diagnóstico precoce da demência, por exemplo.

A Rendever ganhou a premiação do MIT Sloan Healthcare Innovations deste ano.

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.