Realidade virtual ajuda a reduzir depressão de idosos em asilos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Cerca de 50% de idosos internados experimentam depressão e isolamento durante a sua permanência em casas de repouso. Uma nova startup apresentou uma tecnologia com potencial para reduzir esse problema: através da realidade virtual, o paciente pode ver o mundo fora do seu quarto.

A tecnologia da Rendever, empresa responsável, combina o uso de aparelhos de realidade virtual, software personalizado e um tablet. Enfermeiros e outros profissionais de saúde responsáveis pelos cuidados utilizam o tablet para controlar os fones de ouvido, enquanto o software sincroniza o áudio com as imagens.

Veja também: ‘Depressão nos idosos. Como identificar?’

Dessa forma, os usuários tem total imersão em um ambiente virtual que pode incluir casas de infância, eventos esportivos, reuniões familiares, etc. Cada cenário é criado e personalizado pela própria Rendever.

Segundo a startup, a tecnologia foi desenvolvida com o objetivo de reduzir a depressão e isolamento dos pacientes, oferecendo a capacidade de reviver e revisitar seus locais favoritos e memórias, e ajudar os profissionais de saúde nos cuidados.

Além disso, o aparelho também rastreia dados de movimento, tempo de reação e função executiva, uma fonte potencial de diagnóstico e terapia. Os pacientes podem ser convidados a passar por simulações da vida real, como preparar uma refeição, ou outras ações diárias, oferecendo a possibilidade de auxiliar no diagnóstico precoce da demência, por exemplo.

A Rendever ganhou a premiação do MIT Sloan Healthcare Innovations deste ano.

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar