Realidade virtual vira alternativa para aliviar a dor dos pacientes

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Devido à crescente epidemia de opioides, hospitais estão buscando maneiras alternativas para aliviar a dor dos pacientes. A última tendência nos Estados Unidos é o uso de aparelhos de realidade virtual.

500x120

Enquanto alguns hospitais estão se concentrando em analgésicos não-opioides e fisioterapia para alívio da dor, outros estão apostando nas novas tecnologias. De acordo com um artigo publicado na revista Bloomberg, hospitais americanos estão usando realidade virtual para ajudar os pacientes a desviar seu foco da dor.

Como funciona

Semelhante à meditação, a realidade virtual pode ser usada como uma tática para acalmar o sistema nervoso. Imergir uma pessoa no mundo virtual pode sobrecarregar os circuitos no cérebro e limitar a capacidade para processar a sensação de dor. Combinar isso a distração de um jogo, por exemplo, ajuda os pacientes a se sentirem melhor, sem a necessidade de opioides.

250-BANNER3

Mais sobre tecnologia e saúde:

– 10 tecnologias que estão salvando milhões de vidas em países subdesenvolvidos (parte 1)
– 10 tecnologias que estão salvando milhões de vidas em países subdesenvolvidos (parte 2)
– Pacientes estão cada vez mais ativos em relação à sua própria saúde
– Veja 6 especializações médicas com grande potencial no futuro

Uma análise das imagens de ressonância magnética, tiradas após o uso da realidade virtual, mostrou que os pacientes sentiram dor com menos frequência, demonstrando o impacto positivo que o recurso tem no cérebro, quando usado para alívio de dor.

Ainda é necessário entender se a realidade virtual terá o mesmo impacto em pacientes mais velhos, mas os resultados iniciais foram promissores. A realidade virtual pode ser, em breve, uma ferramenta usada nos hospitais, para ajudar os pacientes a se sentirem mais confortáveis, sem correr o risco de dependência de opiáceos.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar