Leia mais:
Leia mais:
Gastrostomia: o que é, como cuidar e principais indicações

Realimentação pós-gastrostomia endoscópica: dieta líquida ou semi-líquida?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Efeitos adversos relacionados a realimentação após uma gastrostomia endoscópica percutânea (PEG), como aspiração, podem resultar em mais tempo de internação. Um novo estudo realizado no Japão analisou a eficácias das dietas líquidas e semi-líquidas nesses pacientes.

Neste estudo retrospectivo, pesquisadores analisaram o prontuário de 117 pacientes (idades entre 59 e 97 anos) submetidos a PEG; destes, 72 estavam em dieta líquida e 45 em semi-líquida. Os dois grupos apresentaram características basais semelhantes.

O grupo de alimentos semi-sólidos apresentou menor incidência de pneumonia aspirativa relacionada à alimentação (2,2% vs. 22,2%; P <0,005) e menor tempo de permanência hospitalar no pós-operatório (12,7 dias versus 18,8 dias; p <0,01).

Não foram observadas diferenças significativas na frequência de infecção periestomal (11,1% vs. 12,5%; P = 0,82), diarreia relacionada à alimentação (2,2% vs. 12,5%; P = 0,09) e taxas de mortalidade de 30 dias (2,2% vs , 8,3%; P = 0,25).

Os achados deste pequeno estudo sugerem que, após uma gastrostomia endoscópica, a realimentação com dieta semi-líquida reduz o risco de aspiração em relação a uma dieta líquida.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Endosc Int Open 2016; 04(12): E1247-E1251. DOI: 10.1055/s-0042-117218
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar