Recomendações para a avaliação do condicionamento cardiorrespiratório durante a prática clínica

Uma recente publicação da AHA revisou os conhecimentos atuais relacionados ao condicionamento cardiorrespiratório e os desfechos de saúde.

Diversos estudos revelam que baixos níveis de condicionamento cardiorrespiratório estão associados a um elevado risco de doenças cardiovasculares, mortalidade por todas as causas, além de taxas de mortalidade atribuídas a vários tipos de neoplasias, especialmente câncer de mama e câncer do trato digestivo/cólon.

Evidências epidemiológicas e clínicas demostram que o condicionamento cardiorrespiratório é considerado um preditor de mortalidade potencialmente mais forte do que fatores de risco estabelecidos, tais como tabagismo, hipertensão, colesterol alto e diabetes mellitus tipo II. Destaca-se que a melhora no condicionamento cardiorrespiratório está associada com uma redução no risco de mortalidade.

Neste contexto, uma recente publicação da American Heart Association revisou os conhecimentos atuais relacionados ao condicionamento cardiorrespiratório e os desfechos de saúde.

Essa ampla revisão sugeriu a adição do condicionamento cardiorrespiratório para a classificação de risco no manejo do paciente e incentivou diversas estratégias para reduzir o risco cardiovascular.

As recomendações gerais para a avaliação do condicionamento cardiorrespiratório durante a prática clínica foram:

  1. No mínimo, todos os adultos devem ter o condicionamento cardiorrespiratório estimado a cada ano durante seus exames anuais de saúde;
  2. Idealmente, todos os adultos devem ter o condicionamento cardiorrespiratório estimado usando um teste máximo, se possível usando teste de esforço cardiopulmonar, em uma base regular semelhante a outros serviços preventivos. A idade da primeira avaliação e o cronograma de acompanhamento ainda não foram estabelecidos. No entanto, os pacientes com maior risco de doenças cardiovasculares devem realizar a avaliação precocemente e devem ser mais frequentemente avaliados do que os pacientes que não apresentam esse perfil;
  3. Os adultos com doença crônica devem ter a avaliação do condicionamento cardiorrespiratório com um pico ou teste de esforço cardiopulmonar limitado por sintomas.

 

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Ross R, Blair SN, Arena R, Church TS, Després J-P, Franklin BA, et al. Importance of Assessing Cardiorespiratory Fitness in Clinical Practice: A Case for Fitness as a Clinical Vital Sign: A Scientific Statement From the American Heart Association [Internet]. Circulation. 2016. Available from: https://circ.ahajournals.org/lookup/doi/10.1161/CIR.0000000000000461

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades