Recomendações para prevenção e controle da Influenza em crianças (2016-2017)

A Academia Americana de Pediatria (AAP) publicou as recomendações para prevenção e controle da Influenza nas crianças, voltadas para os anos 2016 e 2017.

A Academia Americana de Pediatria (AAP) publicou em setembro de 2016, no formato online (que sairá em outubro desse ano no Pediatrics), as recomendações para prevenção e controle da Influenza em crianças, voltadas para os anos 2016 e 2017.

500x120-assinatura

A AAP recomenda a vacinação contra Influenza para todos com 6 meses ou mais, inclusive crianças maiores e adolescentes, sendo indicada tanto a vacina inativada trivalente quanto a tetravalente. Ressalta que a Influenza A 2016-2017 (H3N2) é diferente da administrada em 2015-2016, especificando a composição de cada uma.

Em relação às dúvidas quanto às crianças com alergia a ovo, esclarece que todas podem receber a vacina contra influenza sem precauções adicionais às da vacinação de rotina.

Destaca que todos os profissionais de saúde devem receber a vacina anual contra influenza, a fim de prevenir a doença e reduzir os cuidados de saúde relacionados com a infecção pelo vírus.

Veja também: ‘Pilares para tratamento do Influenza em pediatria’

Dentre a população importante para ser imunizada estão os seguintes grupos:

– todas as crianças, incluindo aquelas que nasceram prematuras, após completarem 6 meses de idade (respeitando a idade cronológica) com condições que aumentam o risco de complicações pela influenza (asma, DM, doença cardíaca com repercussão hemodinâmica, imunossupressão, ou alterações neurológicas ou do desenvolvimento);
– todos os contatos intradomiciliares e prestadores de cuidados de crianças com condições de alto risco e aqueles menores de 5 anos, especialmente crianças com menos de 6 meses;
– populações indígenas;
– todos os profissionais de saúde;
– todos os prestadores de cuidados infantis;
– todas as grávidas, além daquelas no pós-parto e em amamentação no período de influenza.

Quando avaliaram a última estação com predomínio da doença, foi visto que 80 a 85% das mortes pediátricas ocorreram em crianças não vacinadas com idade a partir de 6 meses. Nos últimos 10 anos, a taxa de hospitalização de crianças com menos de 5 anos excedeu a daquelas com 5 a 17 anos.

Com todas as considerações em relação aos tipos de vacina e seu impacto no dia a dia da sociedade, comparado com os problemas trazidos pela doença, relembram que a vacinação continua a ser melhor forma de prevenir a gripe.

E mais: ‘Vacinação contra influenza protege mãe e recém nascido’

Aqui no Brasil, o MS faz campanha anual contra a gripe, geralmente no mês de maio, buscando mobilizar a nação em torno dessa importante iniciativa. Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas com até 45 dias pós-parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, trabalhadores da saúde e populações indígenas são o público-alvo, assim como o recomendado pela AAP.

É possível ver todas as recomendações, especificações das vacinas, contraindicações das mesmas e uso de medicamentos antivirais clicando aqui.

anapomodoro

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

banner250x250

Referências:

  • AAP COMMITTEE ON INFECTIOUS DISEASES. Recommendations for Prevention and Control of Infl uenza in Children, 2016–2017. Pediatrics. 2016;138(4):e20162527

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.