Reflexões atuais sobre o dia da imunização 

No dia nove de junho é comemorado o dia da imunização. Essa data foi instituída para incentivar a população sobre a importância da vacinação.

No dia nove de junho é comemorado o dia da imunização. Essa data foi instituída para incentivar a população sobre a importância da vacinação, reduzindo a incidência de algumas doenças e erradicando outras. Nota-se a relevância dessa discussão, visto que atualmente o número de responsáveis que não vacinam as crianças têm aumentado a cada ano. Ademais, diante da pandemia da Covid-19 e a produção de novas vacinas, essa temática vem mobilizando grande parte do mundo.

Nesse contexto, cabe destacar que a maioria dos óbitos eram relacionados a doenças infecto parasitárias até o século 18. Frente a essa realidade, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a mortalidade infantil caiu de 146,6/mil habitantes em 1940 para 11,9/mil habitantes em 2019. Além disso, evidencia-se que o desenvolvimento das vacinas, a imunização em massa e a ampliação do calendário vacinal foram decisivos para a alteração no padrão de mortalidades.

Leia também: Vacinação contra Covid-19 em crianças e adolescentes

No dia nove de junho é comemorado o dia da imunização. Essa data foi instituída para incentivar a população sobre a importância da vacinação.

Marcos históricos da vacinação no Brasil

Levando em consideração alguns marcos históricos da Saúde Pública, a primeira epidemia enfrentada no Brasil foi contra a varíola em 1563. Convém mencionar que somente em 1796 foi criada a primeira vacina no mundo, na Inglaterra. Nesse sentido, durante o início do século 20, o Brasil passou por um período de reformas sanitárias e de instituição da vacina obrigatória da varíola — época da Revolta da Vacina — sendo erradicada em 1966, quase 400 anos após o início do enfrentamento da doença.

É importante apontar que em 1973 houve a criação do Programa Nacional de Imunização (PNI), instituído pela Lei nº 6.259, tendo como principal objetivo garantir a cobertura vacinal. Por meio do PNI, originou-se, em 1977, o 1º calendário vacinal no país com as seguintes vacinas: poliomielite oral, DTP, sarampo e BCG. Atualmente, o Brasil possui calendários diferenciados para crianças, adolescentes/adultos, gestantes e idosos. O calendário vacinal da criança, que em 1977 possuía apenas quatro vacinas, hoje possui quinze vacinas incluídas e garante a redução do adoecimento das crianças, como informado pelo IBGE.

Desafios na cobertura vacinal

Todavia, observa-se que a incidência de surtos de doenças infecciosas está diretamente ligado à redução da cobertura vacinal nos países. Nesse ambiente, estudos apontam a diminuição da taxa de vacinação desde o ano 2000, coincidindo com a recente reemergência de surtos de sarampo intensificados desde 2011. Essa informação é bastante preocupante para a saúde pública, pois vem ocorrendo a redução à adesão da população na prevenção das doenças evitáveis. Em paralelo a isso o país vem desenvolvendo campanhas de vacinação contra sarampo, com intuito de evitar os surtos da doença 

Nessa conjuntura, também, apontam-se as ações globais que estão sendo realizadas na prevenção da Covid-19, mediante a produção de vacinas contra o SARS-CoV-2. 

Saiba mais: Hoje é dia de fazer um balanço sobre o Mês da Enfermagem! 

Embora se avance em relação à imunização, ainda são encontrados obstáculos na adesão da população e na compreensão da importância vacinal como estratégia de saúde pública. Por esse motivo, é de responsabilidade de todos os profissionais da saúde o incentivo à vacinação, reforçando a importância da atualização da caderneta vacinal em todos os ciclos de vida. 

Referências bibliográficas:

  • Barbieri CLA, Couto MT, Airth FMA. A (não) vacinação infantil entre a cultura e a lei: os significados atribuídos por casais de camadas médias de São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública. 2017;33(2). doi: 10.1590/0102-311X00173315
  • Brasil. Lei nº 6.259, de 30 de outubro de 1975. Dispõe sobre a organização das ações de vigilância epidemiológica, sobre o programa nacional de imunizações, estabelece normas relativas à notificação compulsória de doenças, e dá outras providências. Diário Oficial da União 1975; 31 out.
  • Brasil. Tábua completa de mortalidade para o Brasil – 2019: breve análise da evolução da mortalidade para o Brasil. Rio de Janeiro: IBGE; 2020. Acessado em 6 jun 2021. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/3097/tcmb_2019.pdf
  • CONASS (BR). Curso IMUNIZASUS. Mais Conasems. 2021 Disponível em: https://www.conass.org.br/imunizasus-curso-de-aperfeicoamento-de-profissionais-tem-inscricoes-abertas-ate-o-dia-15/
  • Moreira TMM, Jorge MSB, Ávila MMM (coord). Manual de Saúde Pública. 2ª ed. Salvador: Editora Sanar, 2019.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades