Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Pediatria / Refluxo em bebês prematuros: veja as recomendações para manejo
Craniossinostose

Refluxo em bebês prematuros: veja as recomendações para manejo

Acesse para ver o conteúdo
Esse conteúdo é exclusivo para usuários do Portal PEBMED.

Para continuar lendo, faça seu login ou inscreva-se gratuitamente.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

Tempo de leitura: < 1 minuto.

O refluxo gastroesofágico é um fenômeno normal de desenvolvimento em bebês prematuros, resolvido com a maturação, mas que aumenta o tempo de internação e os custos hospitalares. Em junho, a American Academy of Pediatrics publicou recomendações para o tratamento desses pacientes.

– Os sinais comumente atribuídos ao refluxo gastroesofágico em bebês prematuros incluem: intolerância ou aversão à alimentação, baixo ganho de peso, regurgitação frequente, apneia e dessaturação e bradicardia, além de irritabilidade e desconforto pós-prandial. Os sinais geralmente melhoram com o tempo sem tratamento.

– Prematuros com refluxo são frequentemente tratados com agentes farmacológicos. No entanto, a falta de evidência de eficácia e a evidência emergente de dano significativo indicam que esses agentes devem ser usados com moderação.

LEIA MAIS: Follow-up de prematuros – o que é realmente importante

– Medidas conservadoras para controlar o refluxo, como elevação da cabeça, não demonstraram reduzir os sinais clinicamente avaliados de refluxo no bebê prematuro.

– Para bebês com idade superior a 32 semanas, abordagens seguras para o sono, incluindo posicionamento supino em uma superfície plana e firme, devem ser primordiais como modelo para pais de crianças que se aproximam da alta o hospital.

LEIA TAMBÉM: Refluxo Gastroesofágico Fisiológico e Doença do Refluxo Gastroesofágico do lactente – você sabe a diferença?

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Diagnosis and Management of Gastroesophageal Reflux in Preterm Infants. Eric C. Eichenwald, COMMITTEE ON FETUS AND NEWBORN. Pediatrics Jun 2018, e20181061; DOI: 10.1542/peds.2018-1061

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.