Refluxo em bebês prematuros: veja as recomendações para manejo

Em junho, a American Academy of Pediatrics publicou recomendações para o tratamento do refluxo em bebês prematuros. Veja aqui!

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

O refluxo gastroesofágico é um fenômeno normal de desenvolvimento em bebês prematuros, resolvido com a maturação, mas que aumenta o tempo de internação e os custos hospitalares. Em junho, a American Academy of Pediatrics publicou recomendações para o tratamento desses pacientes.

– Os sinais comumente atribuídos ao refluxo gastroesofágico em bebês prematuros incluem: intolerância ou aversão à alimentação, baixo ganho de peso, regurgitação frequente, apneia e dessaturação e bradicardia, além de irritabilidade e desconforto pós-prandial. Os sinais geralmente melhoram com o tempo sem tratamento.

– Prematuros com refluxo são frequentemente tratados com agentes farmacológicos. No entanto, a falta de evidência de eficácia e a evidência emergente de dano significativo indicam que esses agentes devem ser usados com moderação.

LEIA MAIS: Follow-up de prematuros – o que é realmente importante

– Medidas conservadoras para controlar o refluxo, como elevação da cabeça, não demonstraram reduzir os sinais clinicamente avaliados de refluxo no bebê prematuro.

– Para bebês com idade superior a 32 semanas, abordagens seguras para o sono, incluindo posicionamento supino em uma superfície plana e firme, devem ser primordiais como modelo para pais de crianças que se aproximam da alta o hospital.

LEIA TAMBÉM: Refluxo Gastroesofágico Fisiológico e Doença do Refluxo Gastroesofágico do lactente – você sabe a diferença?

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Diagnosis and Management of Gastroesophageal Reflux in Preterm Infants. Eric C. Eichenwald, COMMITTEE ON FETUS AND NEWBORN. Pediatrics Jun 2018, e20181061; DOI: 10.1542/peds.2018-1061

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades