Regime Tributário para Clínicas e Profissionais PJ: Qual é o melhor para mim?

Se você é um médico PJ ou tem uma clínica e deseja ter uma eficiência financeira, o planejamento tributário deve ser a sua prioridade.  

Se você é um médico PJ ou possui uma clínica e deseja ter uma eficiência financeira, com certeza o planejamento tributário deve ser a sua prioridade.

Ao fazer um bom planejamento, você poderá  diminuir a carga fiscal e evitar o risco de cair na famosa malha fina, pois ele impedirá que possíveis descuidos relacionados à Receita Federal aconteçam.

Se deseja compreender melhor quais são os benefícios desse importante processo para a sua vida profissional, fique ligado nesse conteúdo que preparamos especialmente para você! Vamos lá?

Como o planejamento tributário pode beneficiar clínicas médicas?

A maioria dos proprietários e gerenciadores de clínicas médicas caem no erro de não realizar o planejamento tributário, por mais que tenham acesso a todas as informações relacionadas aos benefícios que ele poderia gerar para os seus negócios. Sendo assim, como consequência dessas decisões, grandes problemas contábeis, que poderiam ser evitados, começam a surgir.

Antes de focar nos pontos positivos que um bom planejamento pode oferecer, vamos apresentar os dois riscos principais que a sua clínica enfrentará, caso ele não ocorra: fechamento da clínica por falta de planejamento prévio e pagamento de multas e juros por não recolher corretamente os impostos.

Os médicos que já se utilizam desse meio, conseguem pagar menos impostos e alavancar os seus ganhos financeiros para um nível muito mais acima. Isso ocorre porque houve uma melhora significativa na gestão financeira e também um auxílio de contadores que já são especializados na área desse profissional.

Buscar a ajuda de um contador que seja especializado na área saúde é crucial nessas horas. Pelo fato de entender  e compreender todas as peculiaridades da contabilidade médica, esse profissional saberá dar a orientação correta em relação ao melhor regime tributário que a clínica poderá se enquadrar, pois ele analisará as vantagens de cada uma de acordo com o perfil da empresa.  Os regimes tributários são: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Os regimes tributários para médicos PJ

Bom, já sabemos que um médico PJ tem inúmeros benefícios, incluindo maior flexibilidade de horário, maior retorno financeiro e, o melhor de tudo: economia em até 40% com impostos.

A tributação para pessoa jurídica, principalmente em relação aos médicos, é muito mais vantajosa. Como já vimos anteriormente, existem três tipos de regime tributário para profissionais dessa área, então analisaremos juntos a vantagem de cada uma delas:

Simples Nacional

Esse regime é o mais popular entre os médicos, pois oferece mais praticidades em relação ao pagamento de impostos e burocracias (o pagamento de impostos em via única, por exemplo).

Esse regime de tributação na maioria dos casos é mais vantajoso para médicos que faturam em média 30-35 mil por mês com a renda centralizada na PJ, ou seja, sem outros vínculos como carteira assinada (CLT), concurso etc. Com isso, é sempre bom ficar atento e avaliar se de fato esse regime se adequa ao perfil da sua empresa.

Lucro Presumido

Lucro Presumido é uma ótima alternativa para pagar menos impostos e é a segunda opção mais procurada entre os médicos. Esse tipo de regime pode diminuir a carga tributária em até 45%.

Pode optar por esse regime, apenas as empresas médicas que faturaram até R$ 78 milhões durante o ano. Seus impostos serão calculados de forma trimestral  e a sua base tributável é obtida através do lucro mensal (que poderá ocorrer de acordo com a legislação vigente).

Lucro Real

E por fim, temos o Lucro Real. Esse é o regime tributário que irá calcular todas as taxas da sua empresa através de seu lucro líquido.

Para optar por esse tipo de regime, é preciso saber com precisão quais foram os valores gerados. Sendo assim, é fundamental ter a orientação de um bom contador nessas horas.

Faça o seu planejamento tributário com a Contabileasy

Sabemos que a rotina dos médicos pode ser muito pesada e até mesmo corrida, então pode ser difícil achar um tempo para focar na área da contabilidade da empresa. Mas não precisa ser assim, pois o objetivo principal da Contabileasy é garantir que você tenha acesso a um serviço exclusivo e especializado.

A Contabileasy realizará todo processo de planejamento tributário junto com você, e também fará análises para redução de impostos.

A nossa missão é desburocratizar e simplificar a contabilidade que tanto te preocupa. Entre em contato conosco e converse com os nossos especialistas.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.