Relação entre o número de sintomas da menopausa e o desempenho profissional

As ondas de calor ocorrem em aproximadamente 75 a 80% das mulheres, os sintomas se tornam muito mais comuns durante a transição da menopausa.

As ondas de calor ocorrem em aproximadamente 75 a 80 por cento das mulheres no climatério, os sintomas se tornam muito mais comuns durante a transição da menopausa, com uma frequência de aproximadamente 40 % no início da transição e aumentando para 60 a 80% na transição tardia da menopausa e no estágio inicial da pós-menopausa.

Leia também: Saiba como iniciar e quando parar a terapia hormonal no climatério

Relação entre o número de sintomas da menopausa e o desempenho profissional

Fatores de risco para os sintomas climatéricos

Existem alguns fatores bem estabelecidos para o maior risco de desenvolvimento dos sintomas vasomotores da menopausa, como obesidade, tabagismo, atividade física reduzida, etnia afro americana, dentre outros.

Além, dos sintomas de calores, a insônia, irritabilidade e alterações de humor típicas do climatério podem impactar de forma significativa o contexto psicossocial dessas mulheres

Estudo recente em trabalhadoras japonesas

Nesse contexto, um estudo japonês foi publicado no fim do ano de 2020 na revista da North American Menopause Society avaliando o impacto dos sintomas da menopausa no desempenho de trabalho da população feminina.

Saiba mais: O que devo conhecer sobre o climatério e a sexualidade feminina?

O estudo transversal foi realizado de forma online e envolveu quase 600 mulheres japonesas trabalhadoras de 45 a 65 anos.

Para representar o desempenho no trabalho, foi utilizado um questionário adaptado de World Health Organization and Work Performance Questionnaire, e os sintomas da menopausa foram medidos por meio da Escala de Climatério de Greene. A participante, então, marcava seus sintomas em subescalas, que ao fim eram somadas.

Resultados

A idade média das mulheres era 54,2 anos e, a maioria delas, 60,6% estavam na pós-menopausa.

As proporções de participantes que cuidavam de um familiar, portador de doença crônica e praticavam exercícios físicos regulares foram significativamente diferentes entre os quatro grupos.

Após o ajuste para outros fatores, a baixa produtividade foi negativamente correlacionada com o número de sintomas da menopausa experimentados (β = −0,13, P < 0,001).

Conclusões

Foi demonstrado que pacientes que referiam mais sintomas da menopausa também apresentavam um menor desempenho profissional.

O artigo propõe que a manutenção da saúde e a o estabelecimento de ambientes de trabalho adequados ajudariam, então, essas mulheres a melhorar a sua performance laboral.

Referências bibliográficas:

  • Hashimoto K, Yoshida M, Nakamura Y, Takeishi Y, Yoshizawa T. Relationship between number of menopausal symptoms and work performance in Japanese working women. Menopause. 2020 Nov 23;28(2):175-181. doi: 1097/GME.0000000000001698.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags