Relatório oficial sobre a dieta glúten free não garante eficácia

No relatório oficial divulgado pela Sban sobre o assunto não há evidência que comprove a eficácia da dieta do gluten free

250-BANNER5

Com o aumento de pessoas interessadas em uma vida fitness, se tornou muito comum a divulgação de novas dietas e métodos para emagrecer. A moda da vez são os alimentos sem glúten (dieta gluten free), que está dividindo a opinião de especialistas.

Caracterizada pela total exclusão do gluten da alimentação, a dieta vem causando polêmica entre os nutricionistas, que veem suas desvantagens e perigos. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban) divulgou um posicionamento oficial sobre o assunto afirmando que não há evidência que comprove a eficácia da dieta.  Veja abaixo os principais pontos:

1. Não há evidência suficiente para assumir que os indivíduos saudáveis experimentariam quaisquer benefícios do consumo de uma dieta sem glúten (GF).

2. Estudos recentes sugerem que a sensibilidade ao glúten pode ser confundida com a sensibilidade à baixa fermentação e má absorção dos hidratos de carbono de cadeia curta, conhecidos como – óligo, di, monossacarídeos e polióis fermentáveis, FODMAPs.

3. Dados epidemiológicos sustentam que pessoas com doença celíaca (CD) e excesso de peso não apresentam perda de peso sob uma dieta sem glúten (GF).

500x120-CIRURGIA

4. Dados experimentais recentes mostraram possíveis efeitos deletérios da dieta sem glúten (GF) sobre a microbiota intestinal em indivíduos saudáveis.

5. As dietas sem glúten (GF) podem ser saudáveis para a população em geral, desde que a retirada dos alimentos processados sem glúten (GF na sigla em inglês) seja compensada pela ingestão de outros grãos integrais, e de hortaliças de baixa densidade energética.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.