Relembre os avanços em Oftalmologia no último ano

O ano de 2016 trouxe muitos avanços na Medicina. A área de Oftalmologia merece um destaque especial, vamos relembrar aqui alguns deles.

O ano de 2016 trouxe muitos avanços na Medicina. A área de Oftalmologia merece um destaque especial, pois esteve na vanguarda da inovação e englobou várias tecnologias na prática. Vamos relembrar aqui alguns deles.

Lente intraocular multifocal

Em julho de 2016, o Food and Drug Administration (FDA), órgão americano para controle de alimentos e medicamentos, aprovou uma nova lente intraocular multifocal acromática, a primeira com “profundidade ampliada de foco”. A lente proporciona um alcance estendido de visão, corrigindo aberrações cromáticas e aumentando a sensibilidade ao contraste.

Um estudo testou a qualidade óptica, sensibilidade ao contraste e qualidade de vida da nova lente acromática e encontrou resultados semelhantes aos da lente intraocular monofocal asférica. A previsão é de que a introdução da nova tecnologia tenha um impacto positivo nos resultados da cirurgia de catarata, proporcionando opções adicionais e também maior satisfação do paciente.

Veja também: ‘Em quais pacientes devo indicar o uso de lentes de contato esclerais?’

Avanços na cirurgia do glaucoma

Um novo implante, chamado XEN Gel Stent, é considerado um híbrido entre a cirurgia do glaucoma tradicional e a cirurgia minimamente invasiva. Ele apresenta uma técnica de implantação ab interno, ou seja, implanta-se da câmara anterior para o espaço subconjuntival. A biocompatibilidade e técnica cirúrgica minimizam a inflamação.

Outro novo dispositivo, o InnFocus MicroShunt, é inserido através de uma aproximação ab externa de uma pequena agulha, e não requer a colocação de um remendo sobre o dispositivo. Seu tubo flexível é feito de um biomaterial inerte e gera assim mínima inflamação e formação de cicatriz.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Prevenção da miopia

Os efeitos da atropina sobre a miopia têm sido o foco de vários estudos. Os achados indicaram que as gotas oculares de atropina retardam a progressão míope em crianças pequenas. As teorias para esse efeito incluem a inibição da acomodação e remodelação escleral.

Em 2016, um novo ensaio clínico randomizado comparou a segurança e eficácia de diferentes concentrações de colírios de atropina. Os pesquisadores descobriram que 0,01% era mais eficaz na desaceleração da progressão miópica e foi associado a menos efeitos colaterais visuais em comparação com doses mais elevadas de atropina.

E mais: ‘Permanência de sintomas visuais após a realização da técnica LASIK’

Cirurgia de retina 3D Heads-up e Angiografia OCT

Os benefícios da nova técnica cirúrgica 3D Heads-up incluem a redução dos problemas musculares e da fadiga que os cirurgiões sentem quando sentados ao microscópio, além dos benefícios educacionais já que todos na sala podem ver exatamente o que o cirurgião está vendo.

A angiografia por tomografia de coerência óptica (OCT) ganhou força em 2016. O exame fornece mapas tridimensionais da retina e da microvascularização da coroide. A sua natureza rápida e não invasiva, e a capacidade de visualizar as redes capilares retinais e coroidais como camadas separadas produziu uma explosão na investigação, ampliando seu uso em doenças como diabetes, degeneração macular relacionada com a idade, retinopatia serosa central, glaucoma e inchaço do nervo óptico.

Referências:

  • 6 Major Advances in Ophthalmology: A Look Back at 2016. Medscape. Jan 06, 2017.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.