Remuneração de cirurgiões auxiliares sofrerá reajuste em janeiro

A AMB e a SNB confirmaram o reajuste na remuneração dos cirurgiões auxiliares, que começará a valer a partir de janeiro de 2019.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A Associação Médica Brasileira (AMB) e a Sociedade Brasileira de Neurocirurgiões (SNB) confirmaram o reajuste na remuneração dos cirurgiões auxiliares, que começará a valer a partir de janeiro de 2019. A alteração já constará na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), quando o documento passar no próximo mês por uma reedição e reimpressão.

Com base no salário total do cirurgião no ato cirúrgico, o primeiro cirurgião auxiliar ganhava 30%, enquanto o segundo e o terceiro cirurgiões auxiliares eram remunerados com 20%, também baseados na remuneração do cirurgião. A nova medida estipula que o primeiro auxiliar ganhe 60% do salário-base, o segundo auxiliar seja pago com 40% do valor padrão e que o terceiro auxiliar passe a receber 30%.

Leia mais: CBMI 2018: como avaliar e prever resultados em cirurgias de alto risco?

A nova remuneração foi aprovada durante a reunião do Conselho de Defesa Profissional da Associação Médica Brasileira, realizada em novembro. Na ocasião, a pauta foi posta em plenária e aprovada por maioria dos votos por 33 entidades. A mudança vai impactar todas as especialidades cirúrgicas no território nacional.

Confira a nota oficial da SBN:

“A SBN vem sugerir as seguintes modificações no artigo 5o (AUXILIARES DE CIRURGIA) das Instruções Gerais da CBHPM, bem como o acolhimento e o reconhecimento delas, pelos diversos órgãos reguladores do exercício profissional e da saúde suplementar envolvidos e pelas operadoras de planos de saúde.

Onde atualmente se lê:
5.1 A valoração dos serviços prestados pelos médicos auxiliares dos atos cirúrgicos corresponderá ao percentual de 30% da valoração do porte do ato praticado pelo cirurgião para o primeiro auxiliar, de 20% para o segundo e terceiro auxiliares e, quando o caso exigir, também para o quarto auxiliar.

Substituir por:
5.1 A valoração dos serviços prestados pelos médicos auxiliares dos atos cirúrgicos corresponderá ao percentual de 60% da valoração do porte do ato praticado pelo cirurgião para o primeiro auxiliar, de 40% para o segundo e 30% para o terceiro auxiliar e, quando o caso exigir, também para o quarto auxiliar.”

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades