Reposição de testosterona em homens aumenta risco de trombose venosa profunda

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Um novo estudo publicado na BMJ indica que a reposição de testosterona em homens aumenta o risco de trombose venosa profunda em 63% nos primeiros seis meses de uso.

Usando registros de 370 clínicas na Europa, pesquisadores identificaram mais de 19 mil homens com tromboembolismo venoso (TEV) e 900 mil controles correspondentes por idade e fatores de risco para TEV. Entre os casos de TEV, 0,36% ocorreram durante o tratamento com testosterona e 0,11% após tratamento recente.

O uso de testosterona por menos de seis meses foi associado com um aumento de 63% no risco de TEV, em seguida, começou a declinar. Tratamento a longo prazo e recente não foram significativamente associados com TEV.

Para os pesquisadores, os achados apoiam a adição da advertência geral sobre o risco de tromboembolismo venoso, embora ressaltem que esse risco é transitório.

Na primeira década do século XXI, houve um aumento na prescrição de testosterona para homens, principalmente para disfunção sexual e/ou fadiga. Estudos têm relatado resultados contraditórios sobre a associação entre o uso de hormônio e o risco de tromboembolismo venoso. Até que se saiba mais, é importante que médicos sejam criteriosos ao prescrever essa terapia a seus pacientes.

Mudanças no tratamento de TEP e TVP: baixe GRÁTIS nosso e-book e fique por dentro!

250x250-portal

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • BMJ 2016;355:i5968
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar