Residência cirúrgica: o limite entre o cuidado integral do paciente e o cuidado com o residente

Classicamente, escutamos os residentes das especialidades cirúrgicas reclamarem que seus turnos de serviço são mais pesados que o de seus colegas clínicos.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Classicamente, escutamos os residentes das especialidades cirúrgicas reclamarem que seus turnos de serviço são mais pesados que o de seus colegas clínicos. Além de longos e estressantes plantões de emergência, visitas e rounds nas enfermarias e algumas horas de ambulatório comuns, às diferentes áreas médicas somam-se períodos inteiros de pé no centro cirúrgico. E não estamos incluindo as horas de estudos das doenças e das técnicas cirúrgicas.

500x120-assinatura

Para evitar a fadiga dos médicos em formação existem regulamentações, não só para o tempo máximo semanal de permanência no hospital, como também de descanso após cada plantão noturno, isso de forma geral, sem diferenças entre as especialidades clínicas e cirúrgicas.

No Brasil, a regra é de 60h semanais com direito a 6h de descanso imediatamente após cada plantão noturno de 12h (Lei 6.932 de 7/7/1981 / Resolução CNRM nº 1 de 16/6/2011 alterada pela Resolução CNRM nº 1 de 03/07/2013). Nos Estados Unidos, o tempo máximo de trabalho semanal é de 80h com restrições específicas para tempo de plantão, sobreaviso noturno e intervalo entre turnos. Tais restrições são estipuladas para evitar erros médicos relacionados à fadiga, porém a aderência rígida a tais restrições gerou preocupações a cerca da quebra da continuidade do cuidado ao paciente.

Veja também: ‘Cirurgiões que não se comunicam sobre efeitos adversos sofrem mais’

A fim de avaliar tal questão, pesquisadores da Sociedade Médica de Massachusetts randomizaram 117 residentes de programas de cirurgia geral em dois grupos distintos. O primeiro grupo manteve as restrições na carga horária e o segundo teve uma política mais flexível com turnos mais longos e menos tempo de descanso entre eles, apesar de manter o máximo de 80h semanais de trabalho.

Durante o tempo da pesquisa, a taxa de complicações maiores e morte pós-operatórias foi exatamente a mesma nos dois grupos. A partir de questionários, os residentes reportaram semelhantes níveis de bem-estar e satisfação com o treinamento, porém os que estavam no grupo com maiores restrições na carga horária relataram insatisfação com a continuidade do cuidado com seus pacientes e perceberam um efeito negativo dessas restrições no seu treinamento e experiência cirúrgica. Entretanto, esses residentes aparentam estar mais satisfeitos com o tempo dispendido para descanso com família e amigos.

A conclusão da pesquisa não nos surpreende: períodos prolongados de trabalho permitem que o residente acompanhe seus pacientes de forma integral, mas reduzem o tempo que eles tem para cuidarem de si mesmos.

natalia-verdial

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER2

Referências:

  • https://www.jwatch.org/na40490/2016/02/11/should-surgical-residency-duty-hour-restrictions-be
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão