Ressonância magnética em pacientes com marca-passo ou desfibrilador pode ser segura?

O uso da RM em pacientes com marcapasso desfibrilador sempre causou temor, acreditando que o exame pudesse danificar o dispositivo.

A ressonância magnética (RM) e a tomografia computadorizada são métodos diagnósticos que têm, ao longo dos últimos anos, adquirido importância crescente na avaliação das diversas cardiopatias. A RM é um excelente método diagnóstico, por não utilizar radiação ionizante e nem meio de contraste com maior potencial de nefrotoxicidade.

O uso da RM em pacientes com marca-passo ou cardiodesfibriladores implantáveis (CDIs) sempre causou temor, acreditando que o exame pudesse danificar o dispositivo, inibir sua função, deflagrar ritmos acelerados ou liberar choques inapropriados nos CDI.

O MagnaSafe Registry foi um estudo prospectivo e multicêntrico envolvendo pacientes com marcapasso ou cardioversor desfibrilador implantável que foram submetidos a um exame de RM não-torácico clinicamente indicado. Este estudo teve como objetivo determinar a frequência de eventos clínicos relacionados ao dispositivo cardíaco e alterações de configuração do dispositivo.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

De abril de 2009 a abril de 2014 em 19 centros nos Estados Unidos, a RM não torácica clinicamente indicada foi realizada em um total de 1.000 casos com marcapasso e 500 casos com CDI. Não ocorreram mortes, perdas de captura ou arritmias ventriculares durante a RM. A repetição da RM não foi associada a um aumento nos eventos adversos. Adicionalmente, as alterações nas definições do dispositivo foram pouco frequentes e não resultaram em eventos adversos.

Referências:

  • Sara L, Szarf G, Tachibana A, Shiozaki AA, Villa AV, de Oliveira AC, et al. Ii Diretriz De Ressonância Magnética E Tomografia Computadorizada Cardiovascular Da Sociedade Brasileira De Cardiologia E Do Colégio Brasileiro De Radiologia. Arq Bras Cardiol [Internet]. 2014;103(6 Supl.l 3):1–86. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25594284
  • Russo RJ, Costa HS, Silva PD, Anderson JL, Arshad A, Biederman RWW, et al. Assessing the Risks Associated with MRI in Patients with a Pacemaker or Defibrillator. N Engl J Med [Internet]. 2017;376(8):755–64. Available from: https://www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMoa1603265

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags