Resumo semanal: Veja o que rolou de mais importante!

Nossos colunistas trouxeram diversos temas relevantes em diferentes especialidades nesta semana. Separamos os principais para você. Confira!

Nossos colunistas médicos trouxeram diversos temas relevantes em diferentes especialidades nesta semana. Separamos os principais para você neste resumo. Confira!

As emergências em todo Brasil estão com muitos pacientes com sintomas gripais e precisamos estar atentos às similaridades e diferenças entre Covid-19 e Influenza no momento do atendimento. Neste artigo, trouxemos cinco pontos importantes para nos ajudar durante o manejo e orientação dos pacientes. Confira. 

Como seria o mundo se a contaminação pelo vírus estivesse bloqueada? Essa é uma realidade que pode não estar tão distante. O médico de família e comunidade e editor do Portal PEBMED, Marcelo Gobbo, fala sobre ensaio clínico de fase 1, publicado no último dia 9 de dezembro na revista Nature, e que avalia a eficácia de uma vacina contra HIV. Veja o vídeo completo. 

A histoplasmose, causada pelo histoplasma capsulatum, é uma das principais infecções fúngicas respiratórias em regiões endêmicas. As formas de apresentação podem variar de autolimitada até insuficiência respiratória e formas crônicas e o quadro clínico pode ser indistinguível da tuberculose. Saiba mais sobre essa condição 

Uma personagem muito importante no combate à violência obstétrica é a doula. Diversos artigos científicos mostram que o suporte prestado por elas durante o pré-natal, parto e puerpério aumentam a experiência positiva de parto, diminuem intervenções obstétricas e estimulam o aleitamento materno exclusivo. Confira mais detalhes. 

Em novembro de 2021 foi publicado um estudo na Lancet com o objetivo de explorar as possibilidades do uso do balão intragástrico ajustável (BIA). Saiba mais sobre as possibilidades do BIA no tratamento da obesidade.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.