Retinopatia da prematuridade: o novo desafio da neonatologia

A ROP tem sido considerada uma das maiores causas de cegueira infantil em todo mundo. No Brasil, estima-se que a cegueira causada por esta doença atinja entre 500 a 1.500 pacientes por ano.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Descrita pela primeira vez em 1942 por Terry, a retinopatia da prematuridade (ROP), até então chamada de fibroplastia retrolental, já era uma patologia importante relacionada a cegueira bilateral em prematuros. Apenas em 1951, Health denominou esta entidade como retinopatia da prematuridade e na mesma época Campbell associou sua ocorrência ao uso de oxigênio em recém-nascidos.

A ROP tem sido considerada uma das maiores causas de cegueira infantil em todo mundo. O aumento da sua incidência se deve a melhoria na qualidade assistencial de prematuros extremos e com muito baixo peso ao nascimento, levando ao aumento considerável da sobrevivência de tais pacientes. No Brasil, estima-se que a cegueira causada por esta doença atinja entre 500 a 1.500 pacientes por ano, sendo assim a maior causa de cegueira bilateral infantil na atualidade.

A patogênese da ROP ainda não está totalmente esclarecida, durante muitos anos acreditou-se que apenas os elevados níveis de oxigênioterapia estariam relacionados à patologia, porém atualmente confirmou-se que apesar do controle rigoroso dos níveis de oxigênio oferecidos aos prematuros, estes pacientes desenvolviam a doença. Logo, estes fatos demonstraram que a ROP  é uma doença de causa multifatorial.

No processo de formação embrionária, a vascularização da retina nasal se completa ao redor da 32ª semana de gestação, enquanto na retina temporal a vascularização apenas se completa ao redor de 40 semanas ou logo após o nascimento a termo. Após o nascimento, o oxigênio suplementar que é oferecido ao RN leva a hiperóxia, que por sua vez desencadeia vasoconstrição, isquemia periférica e interrupção da formação de vasos na retina. Se for mantida por um período maior de tempo, a hiperóxia estimula a produção do fator de crescimento do endotélio vascular, que gera neovascularização indesejada da retina.

Estudos recentes demonstraram que baixos valores séricos de IGF- I nas primeiras semanas de vida estão relacionados ao aumento da incidência de ROP posteriormente, e que a gravidade da doença poderia estar relacionada ao período de duração e IGF-I baixo no soro de prematuros.

Como já falamos, a ROP é uma doença multifatorial, logo podemos citar diversos fatores de risco associados a essa doença, como oxigênioterapia prolongada, prematuridade, baixo peso ao nascimento e gravidade do RN. Alguns fatores como uso materno de esteroides e betabloqueadores, exposição à luz intensa nos berçários, uso de corticoide, baixo ganho ponderal, gemelaridade e hemorragia intracraniana também tiveram algum grau de relação com a doença, ainda não totalmente esclarecido.

A classificação internacional da ROP foi desenvolvida em 1984 e revisada em 2005. Esta classificação localiza a doença em um mapa da retina dividido em três zonas e descreve sua extensão de acordo com os meridianos envolvidos, contados em horas de relógio.

classificação internacional da ROP

ROP 1 Identificação de linha branca e plana que separa a retina vascular da avascular.
ROP 2 Alargamento da linha de demarcação e presença de crista elevada.
ROP 3 Presença de proliferação fibrovascular, a partir da crista, saindo do plano da retina. Esse estadiamento foi subdividido, a partir de 2005, em:

ROP 3 LEVE

ROP 3 MODERADA

ROP 3 GRAVE

ROP 4

Presença de descolamento de retina (DR) subtotal.

ROP 4A: DR que não afeta a região macular.

ROP 4B: DR que afeta a região macular.

ROP 5

Descolamento total de retina (em funil aberto ou fechado).

Diagnóstico

A melhor forma de diagnosticar a ROP é através da triagem dos recém-nascidos. Todos os prematuros com peso de nascimento inferior ou igual a 1.500g e/ou IG menor ou igual a 32 semanas devem realizar exame oftalmológico entre a quarta e a sexta semana de vida com oftalmoscopia binocular indireta (OBI) e dilatação das pupilas. O seguimento dos recém-nascidos deve ser feito de acordo com os achados do exame inicial e a interrupção dos exames só deve ser dada quando ocorrer a vascularização completa da retina ou o bebê atinja idade gestacional corrigida de 45 semanas.

Tratamento

O método de escolha para o tratamento da ROP é o laser aplicado através da OBI. Tal método vem alcançando bons resultados no controle da progressão natural da doença. Alguns estudos mencionam o uso de medicações anti-VEGF no tratamento da ROP, que vem demonstrando melhora nos casos de maior gravidade.

Portanto, com os avanços da terapia intensiva neonatal e consequente maior sobrevida de prematuros extremos, a ROP vem se destacando com importante causa de morbidade a longo prazo, sendo assim um grande desafio para os profissionais desta área.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades