Retorno esportivo após cirurgia para reconstrução ligamentar no joelho

A lesão do ligamento cruzado anterior é a lesão cirúrgica mais frequente em esportes que envolvem contato físico, como no caso do futebol.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho é a lesão cirúrgica mais frequente em esportes que envolvem mudanças de direção e contato físico, como no caso do futebol. Se tempos atrás este problema levou ao fim de muitas carreiras promissoras ou já bem consolidadas, hoje em dia a situação é bem diferente. Com a evolução das técnicas cirúrgicas, a probabilidade de retorno no mesmo nível de antes da lesão é bem maior. Ao contrário do que seria de se esperar, porém, o retorno aos gramados tem ocorrido de forma cada vez mais tardia.

No início dos anos 90, Shelbourne et al recomendavam retorno esportivo precoce, “assim que o paciente se sentisse apto para isso”, e por muito tempo foi recomendado o prazo de seis meses para o retorno, sem uma justificativa muito clara para este critério. Hoje em dia, porém, muitos cirurgiões têm retardado o retorno para sete, oito ou até doze meses de pós-operatório.

paciente em recuperação de cirurgia de joelho

Quando retornar aos gramados após a lesão?

O primeiro estudo que chamou a atenção para o fato de que muitos atletas estavam retornando de forma precoce ao futebol foi realizado em conjunto por pesquisadores da Noruega e da cidade americana de Delawere, e publicado em 2016 no renomado jornal The British Journal of Sports Medicine. Este estudo demonstrou três fatos importantes:

  • Seis meses após a cirurgia, apenas 14% dos atletas obedeciam a todos os critérios para retorno ao futebol competitivo;
  • Para cada mês de atraso no retorno ao futebol, o risco de uma nova lesão de forma precoce foi reduzindo em 50%, até os nove meses de cirurgia. Atrasar o retorno mais do que nove meses não demonstrou benefício extra;
  • Entre os atletas que retornaram de forma precoce, mas que já obedeciam a todos os critérios para retorno, não foi observado risco aumentado de nova lesão.

Veja também: Crioterapia sistêmica após exercício físico funciona para acelerar recuperação de atletas ou amadores?

Podemos, desta forma, observar que mais importante do que o tempo cronológico, os critérios clínicos para o retorno devem ser obedecidos. Não existe evidência de que um atleta que retorna para o futebol sete meses após a cirurgia, tendo cumprido todos os critérios para retorno, terá um risco maior do que se aguardar até nove ou doze meses de pós-operatório para fazer o retorno. O tempo tem se prolongado sim, mas porque os critérios têm se tornado mais rígidos.

No início dos anos 2000 Roberto Baggio retornou aos gramados apenas três meses de cirurgia, o critério utilizado para liberá-lo foi de que “se sentia apto para jogar”. Hoje, os critérios são muito mais rígidos:

  • A força deve estar equilibrada entre as duas pernas e deve-se ter uma boa relação de força entre a musculatura anterior e posterior da coxa;
  • Testes de agilidade, como o Y test ou o Hop test devem apresentar resultados semelhantes entre os dois membros;
  • Deve realizar ao menos um mês de treinamento não competitivo com bola, com estímulos progressivos;
  • Deve sentir segurança para realizar os gestos esportivos do futebol.

Leia mais: Entorse de tornozelo: como tratar a lesão

A reabilitação para a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior tem evoluído bastante, permitindo que se atinja estes critérios de forma mais precoce, e de fato alguns atletas profissionais, que já entram muito bem preparados para a cirurgia e que se dedicam integralmente nos melhores centros de reabilitação, conseguem cumprir com todos estes requisitos precocemente, com sete ou oito meses de pós-operatório. Para o atleta de consultório, recreativo, é de se esperar que demore mais, as vezes até mais de um ano para isso.

É médico e quer escrever para o Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.