Esse conteúdo é exclusivo para usuários do Portal PEBMED.

Para continuar lendo, faça seu login ou inscreva-se gratuitamente.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Retrospectiva 2019: confira os podcasts mais escutados do ano!

Como nosso maior objetivo é deixar os médicos e profissionais de saúde atualizados, fazemos isso com conteúdos multimídias. Os podcasts passaram a ser um grande sucesso, por isso, este ano, investimos em trazer assuntos muito importantes para você! Acesse e ouça nossos principais áudios de 2019!

1 – Como abordar a diurese no paciente com insuficiência cardíaca?

Neste episódio TOP 1 da lista, o cardiologista e editor médico do Portal PEBMED Ronaldo Gismondi aborda o uso de diuréticos no paciente com insuficiência cardíaca. O especialista comenta também os principais pontos da nova diretriz da ESC 2019 para a IC. Confira o áudio!

2 – Como abordar angiodema de via aérea no paciente crítico?

Nosso segundo TOP da retrospectiva também é do médico cardiologista Ronaldo Gismondi, que orienta como realizar o manejo do paciente na UTI com angiodema de via área. O primeiro passo é identificar o comprometimento respiratório e, para isso, é necessário ficar atento a alguns sinais. Veja aqui!

3 – Como é o manejo do paciente com traumatismo raquimedular?

Neste podcast, o neurologista Henrique Cal convida Flávia Magalhães – especialista em Medicina do Esporte e Nutrição Esportiva – e Haroldo Chagas – neurocirurgião especialista em cirurgia da coluna – para um bate-papo sobre trauma no esporte, em especial o traumatismo raquimedular (TRM). Confira a conversa sobre o assunto!

4 – Como é o manejo da hipertensão em idosos?

Ainda em nosso TOP 5, a cardiologista Érika Campana, Doutora e Mestre em Medicina pela UERJ e Especialista em Cardiologia pela SBC/AMB, aborda a hipertensão arterial sistólica (HAS) em pacientes geriátricos. Ela explica as metas para o controle da hipertensão em idosos e comenta quais foram as principais mudanças trazidas pelos novos guidelines. Não deixe de ouvir!

5 – Residência Médica: escolhendo a melhor opção

Nosso quinto TOP é um podcast onde a médica de Clínica Médica Dayana Quintanilha entrevista a residente em anestesiologia Luisa Vetorazzo, que conta sua experiência quando passou para duas residências e teve que escolher qual é a melhor opção para sua carreira. Acesse aqui!

6 – TOP 5: novo guideline da pneumonia, candidíase de repetição e mais!

Em sexto lugar, está um de nossos TOP 5, que fazemos toda semana! Neste, o médico Ronaldo Gismondi traz os temas: novo guideline para diagnóstico e tratamento da pneumonia, como identificar a capsulite adesiva, sarcopenia, candidíase de repetição e o uso de probióticos como terapia complementar e como aliar medicina de qualidade com investimentos de excelência. Confira!

7 – Top 5 da semana: sedação paliativa, náuseas no pós-op e mais!

Mais um TOP 5 em nossa retrospectiva, dessa vez falando sobre: novo exame que detecta presença de bórax na urina, náuseas e vômitos pós-operatórios em adultos, sedação paliativa, checklist do diagnóstico seguro na emergência e nova diretriz do AHA para uso de ômega 3 na hipertrigliceridemia! Acesse aqui!

8 – Top 5 Neurologia: cefaleia, epilepsia, narcolepsia e mais

Desta vez, temos um TOP 5 de Neurologia, que fala dos assuntos mais acessados do mês anterior. Neste podcast, o neurologista Henrique Cal apresenta os artigos mais lidos na área. Entre os destaques, o especialista menciona o novo medicamento aprovado pela Anvisa para o tratamento de cefaleia. o Dr. Henrique explica como é a ação do fármaco e quais benefícios para o paciente. Veja aqui!

9 – O papel da hipertensão no acidente vascular cerebral

Neste episódio, a cardiologista Érika Campana explica a influência da hipertensão arterial no desenvolvimento de acidente vascular cerebral (AVC), tanto o isquêmico quanto o hemorrágico. Segundo as estimativas, a hipertensão é causa de aproximadamente 2/3 dos incidentes de AVC. Confira o áudio!

10 – Exame psiquiátrico: como conduzir?

E fechando a nossa lista temos um podcast da psiquiatra Paula Hartmann sobre avaliação psiquiátrica, que começa desde o primeiro contato com o paciente. Para fazer o exame é preciso ter noção de que existem as funções psíquicas e que elas podem estar alteradas. Acesse este link para conferir!

Veja mais da nossa retrospectiva PEBMED: