Retrospectiva 2019: confira os principais temas de Terapia Intensiva

Tempo de leitura: 2 minutos.

O ano de 2019 foi agitado para o time de Terapia Intensiva do Portal PEBMED! Publicamos textos baseados nos artigos e diretrizes mais atuais e estivemos no XVI Fórum Internacional de Sepse e no Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI). No post de hoje, iremos compartilhar os artigos mais relevantes de 2019.

Que tal começar 2020 atualizado para os plantões? Confere com a gente!

1 – Novidades no diagnóstico e manejo do tromboembolismo

Tromboembolismo foi um tema bastante discutido durante o ano. Publicamos a diretriz do Congresso Europeu de Cardiologia (ESC) 2019, falamos sobre TEP no paciente oncológico e, agora em dezembro, comentamos mais especificamente sobre as mudanças no corte de D-dímero no diagnóstico de tromboembolismo.

2 – Intubação ortoraqueal

Intubação orotraqueal é temática importante para o dia a dia médico. Ter controle sobre a situação e usar as melhores técnicas é fundamental para desfechos favoráveis. Neste texto, o editor-chefe médico do Portal PEBMED, Ronaldo Gismondi, comenta um artigo publicado no Intensive Care Medicine e traz as principais novidades com relação a oxigenação, sequência rápida de intubação e laringoscopia.

3 – Controle glicêmico

Publicamos no portal um texto sobre a revisão mais recente a respeito de controle glicêmico no paciente crítico do Current Diabetes Reports. A autora da revisão é a intensivista Bruna Provenzano, que estará em breve conosco falando sobre o assunto em um podcast (episódio imperdível)!

4 – Síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA)

O reconhecimento precoce e o correto manejo da SDRA, principalmente, com o ajuste correto da ventilação mecânica, representam etapas essenciais da abordagem. Este ano, foi publicada uma diretriz de manejo de SDRA no Annals of Intesive Care que nos ajudam neste desafio. Comentamos os principais pontos nesta postagem, incluindo um algoritmo terapêutico.

5 – Choque séptico

Um artigo recente da Critical Care, do médico Daniel de Backer, revisou esta temática importante em terapia intensiva. Como otimizar a perfusão tecidual e o uso de catecolaminas? Nesta postagem, destacamos os principais pontos para abordagem do paciente em choque.

6 – Candidíase invasiva em pacientes críticos

A editora em Infectologia do Portal, Isabel Cristina Mendes, compartilhou os principais pontos das recomendações da European Society of Intensive Care Medicine (ESICM), em conjunto com a European Society of Clinical Microbiology and Infectious Diseases (ESCMID), sobre o manejo de candidíase invasiva em pacientes críticos imunocompetentes. Este foi o nosso artigo mais acessado a respeito de doenças infecciosas em Terapia Intensiva. Vale a pena conferir!

Veja mais da nossa retrospectiva PEBMED 2019:

Autor:

Relacionados