Retrospectiva 2019: confira os tópicos mais importantes na Cardiologia

Na Cardiologia, há três momentos para lançamentos de novos estudos: ACC, ESC e AHA. Além disso, nossa equipe filtra diariamente as principais notícias.

Ouça o podcast sobre essa retrospectiva! Clique aqui!

Na Cardiologia, há três grandes momentos para lançamentos de novos estudos e debates de situações complexas: American College of Cardiology (ACC, março), Europeu (ESC, agosto/setembro) e American Heart Association (AHA, novembro).

Além disso, nossa equipe filtra diariamente as principais notícias que saem a todo momento. Por isso, preparamos um resumo para você, sempre com conclusão prática e como aquilo pode ser incorporado no seu dia a dia, na tomada de decisão. Essa é a prioridade da PEBMED e do nosso aplicativo Whitebook: ajudar na escolha certa e melhorar o cuidado ao seu paciente.

1. Recall de valsartana e losartana

O ano começou com notícia nada animadora: dois dos principais BRA, valsartana e losartana, sofreram recall por conta de uma contaminação com carcinogênicos em uma fábrica no sudeste asiático, o que acarretou menor disponibilidade da droga e, no caso da valsartana, aumento do preço.

2. Insuficiência cardíaca, hipertensão na gestação e risco cirúrgico

Ainda em janeiro, tivemos uma publicação europeia para orientar o uso de diuréticos na insuficiência cardíaca, um guia bastante prático e útil, além de recomendações do ACOG sobre hipertensão na gestação. Houve espaço ainda para falar do risco cirúrgico em cardiopatas e preparar um texto para te ajudar no consultório quando o paciente deseja fazer um “check up” cardiológico: como estimar e reduzir o risco de eventos cardiovasculares?

3. Hipertensão e anticoagulação

Pouco antes do congresso do ACC, trouxemos um Choosing Wisely sobre crise hipertensiva, orientações para medida domiciliar da pressão arterial e a nova diretriz da AHA para anticoagulação no paciente com fibrilação atrial.

4. ACC 2019

E o American College, o que apresentou?

5. Fibrilação atrial, cardioversão, hipertensão e cardiogeriatria

No meio do ano, foi o momento de discutir os resultados do CABANA, um estudo sobre ablação na fibrilação atrial, bem como o RACE 7, sobre cardioversão precoce versus tardia. Um interessante estudo mostrou prós e contras do controle do pico hipertensivo em pacientes internados e a SBC publicou novas diretrizes de cardiogeriatria

6. Doença coronariana e insuficiência cardíaca

Poucos antes do congresso da ESC, pesquisas mostraram como manejar a doença coronariana no candidato à TAVI e a orientação da Socerj para o manejo de comorbidades no paciente com IC.

7. ESC 2019

O ESC 2019 veio cheio de novidades e os principais estudos apresentados foram:

Clique aqui e tenha tudo o que saiu no ESC 2019 na palma da mão! Baixe grátis nosso e-book!

8. Emergência hipertensiva e cirurgia cardíaca

Mais para o fim do ano, tivemos novidades, como um excelente artigo de revisão da NEJM sobre urgências e emergências hipertensivas e uso do moderno conceito do ERAS agora em cirurgias cardíacas.

9. Oclusão coronária e parada cardíaca

Além disso, outros artigos interessantes falaram sobre abordagem percutânea (hemodinâmica) das oclusões totais crônicas de coronárias, bem como as novas diretrizes da SBC sobre parada cardíaca.

10. AHA 2019

Fechando o ano, tivemos o congresso da AHA, com os seguintes estudos:

Veja mais da nossa retrospectiva PEBMED 2019:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.