Retrospectiva 2019: veja principais recomendações do Choosing Wisely

A campanha Choosing Wisely procura questionar práticas comumente adotadas, a fim de reduzir o número de exames e tratamentos desnecessários. Veja os do ano!

A campanha Choosing Wisely: Things We Do For No Reason é uma iniciativa da American Board of Internal Medicine que procura questionar práticas comumente adotadas, a fim de reduzir o número de exames e tratamentos desnecessários no cuidado em saúde. Desde seu início, a campanha traz novas recomendações com frequência, estendendo cada vez mais as áreas da medicina e da saúde abordadas.

Este ano, algumas dessas atualizações foram publicadas aqui no Portal PEBMED. Confira nosso TOP 5!

1 – O que deve ser evitado na hematologia pediátrica?

Recentemente, a American Society of Hematology e a American Society of Pediatric Hematology/Oncology emitiram uma lista de cinco práticas que devem ser evitadas em hematologia pediátrica. As recomendações falam sobre exames e transfusões de plaquetas e hemácias. Confira aqui!

2 – Como proceder corretamente na crise hipertensiva?

Mais para o início do ano, o Journal of Hospital Medicine publicou uma lista com o que não deve ser feito na crise hipertensiva na emergência e nos pacientes internados. A lista ficou em nosso segundo lugar na retrospectiva; leia o artigo!

3 – 10 recomendações do que não fazer em Infectologia

Outra área que teve práticas questionadas pela campanha foi a de infectologia, com mais dez tópicos. As recomendações falam basicamente de exames que não precisam/podem ser solicitados em algumas situações, como culturas, sorologias, dosagem de carga viral e outros. Veja no artigo!

4 – Práticas que devem ser evitadas em reumatologia pediátrica

Novamente dentro de pediatria, a American Academy of Pediatrics falou sobre algumas questões da reumatologia. Os tópicos falam sobre prescrição de opioides, testes de anticorpos e outros exames para investigação de possíveis doenças reumatológicas. Confira!

5 – 5 práticas que médicos devem abolir em obstetrícia

Em maio, a Society of Fetal-Maternal Medicine acrescentou mais cinco recomendações à lista de obstetrícia. As prática questionadas dizem respeito a testes, rastreamento e outros assuntos. Acesse nossa matéria e leia!

Veja mais da nossa retrospectiva PEBMED 2019:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.