Retrospectiva 2020: pediatria. O que foi marcante?

Tempo de leitura: 2 min.

Nossos dez principais artigos de pediatria no portal em 2020 foram um mix de temas de: pediatria preventiva, ambulatorial e intensiva. Uma ótima leitura e não se esqueça de compartilhar esses importantes links com os seus colegas!

O texto aborda uma nota emitida pelo Departamento Científico de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), cujo objetivo foi esclarecer e orientar os pediatras sobre questões acerca do uso de vitamina D na melhora da imunidade de crianças. 

Preparamos um resumo com as atualizações das diretrizes de reanimação e suporte de vida para pacientes neonatais e pediátricos publicadas em outubro nos jornais Pediatrics (da American Academy of Pediatrics – AAP) e Circulation (da American Heart Association – AHA).

Trazemos reflexões sobre os resultados de um artigo publicado no Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, que abordou o impacto em crianças com a suspensão das aulas na China. 

Trazemos para vocês uma revisão sistemática, publicada no jornal Acta Pediatrica, que avaliou as evidências mais atuais com relação à prevenção e tratamento da cólica infantil. 

Apresentamos recomendações para a prática do método de introdução alimentar baby-led weaning (BLW), que tem ganhado popularidade em puericultura. 

O texto destaca um importante estudo prospectivo multicêntrico observacional, publicado no Jornal de Pediatria, sobre o perfil, a evolução e o tratamento dos pacientes pediátricos com Covid-19 internados em 19 unidades de terapia intensiva pediátricas no Brasil. 

Trata-se de uma síntese do documento “Arterite de Takayasu na faixa etária pediátrica: uma causa frequente de hipertensão arterial e redução de pulsos arteriais” divulgado pela SBP, enfatizando pontos principais desta vasculite cuja patogênese é pouco conhecida. 

Nesse quiz relatamos o caso de uma paciente do sexo feminino, com 13 anos de idade, que procurou atendimento por aumento do volume abdominal iniciado seis meses antes da admissão hospitalar. Imagem cedida pelo projeto de extensão do Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Aqui levantamos as recomendações sobre o aleitamento materno intra e extra-hospitalar, no contexto da pandemia de Covid-19, segundo a SBP. 

Retratamos os resultados de uma pesquisa americana que concluiu que a maioria dos residentes de pediatria que participou do estudo atendeu aos critérios de burnout. 

Em nome da equipe de pediatria do Portal PEBMED, muito obrigada por nos acompanhar! Desejamos um feliz e saudável 2021!

Veja as retrospectivas 2020 do Portal PEBMED:

Relacionados