Retrospectiva 2020: quais foram os podcasts mais escutados no ano?

Tempo de leitura: 3 min.

No ano em que se manter informado foi fundamental, o Portal PEBMED procurou trazer conteúdos não apenas escritos, mas em formato de áudio. Hoje vamos falar dos podcasts que mais fizeram sucesso em 2020:

      1. Anosmia relacionada à Covid-19: por que acontece e como podemos tratar? [podcast]
        Nossa editora médica associada, Dayanna Quintanilha, especialista em Clínica Médica, conversou com o otorrinolaringologista Felippe Felix, mestre e doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sobre anosmia e alterações de paladar na Covid-19. Já ouviu?
      2. Coronavírus e hipertensão: é necessário suspender BRA e IECA nesses pacientes? [podcast]
        A cardiologista Érika Campana, doutora e mestre em Medicina pela UERJ e especialista em cardiologia pela SBC/AMB, abordou a relação entre hipertensão arterial sistêmica (HAS) e Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV2). Confira!
      3. Coronavírus: o que se sabe, como identificar casos suspeitos e como abordar? [podcast]
        Quando a pandemia dava seus primeiros passos, Dayanna Quintanilha, e nossa editora de infectologia, Isabel Mendes, conversaram um pouco sobre Covid-19. Vamos rever?
      4. Saúde mental dos profissionais em tempos de coronavírus [podcast]
        Dayanna Quintanilha conversou com a psicóloga hospitalar Mariana Leles sobre a saúde mental dos profissionais de saúde diante da situação de stress contínuo por conta de Covid-19 e o que poderia ser feito para minimizar as consequências na vida pessoal e profissional de cada um. Importante ainda hoje, vamos escutar?
      5. Especial Coronavírus: como abordar a Covid-19 na pediatria? [podcast]
        A pediatra Dolores Silva falou sobre a abordagem da Covid-19 na criança e no neonato, citando pontos importantes a serem considerados também quando este paciente está grave, como a intubação orotraqueal e a ressuscitação pulmonar. Quer saber mais?
      6. Perda auditiva relacionada a fones de ouvido: devemos nos preocupar? [podcast]
        Nossa editora médica associada, Dayanna, conversou com o otorrinolaringologista Felippe Felix, doutor e mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do ambulatório de surdez da UFRJ, e falaram um pouco da relação da perda auditiva com o uso de fones de ouvido. Quer ouvir?
      7. Covid-19: Quais as opções terapêuticas baseadas em evidências? [podcast]
        O doutor em Clínica Médica e pesquisador do Brazilian Research in Intensive Care Network (BRICnet), Vicente Dantas, médico coordenador da pós-graduação em Terapia Intensiva do Hospital Naval Marcílio Dias conversou com a nossa editora médica associada, Dayanna Quintanilha, sobre as principais opções terapêuticas que já possuem evidências científicas para prática clínica e aquelas que ainda estão em andamento. Quer saber quais?
      8. Controle glicêmico no paciente crítico: o que há de novo? [podcast]
        Com a medalha de bronze, a entrevista feita com a intensivista Bruna Provenzano, uma das autoras de um artigo recente sobre controle glicêmico no paciente crítico, que foi publicado na revista Current Diabetes Reports. Saiba mais, revendo!
      9. Qual a relação da hipertensão arterial com o sono? [podcast]
        Em segundo lugar ficou o papo da cardiologista Érika Campana, Doutora e Mestre em Medicina pela UERJ e Especialista em Cardiologia pela SBC/AMB, com o cardiologista Rafael Costa, também especialista pela SBC/AMB, sobre a relação do sono com hipertensão arterial. Vamos ouvir?
      10. Coronavírus e Cuidados Paliativos: uso de CP como abordagem essencial no front da pandemia [podcast]
        O grande campeão de acessos de 2020 foi o primeiro episódio do programa especial de podcasts sobre o coronavírus, falando da importância da abordagem de Cuidados Paliativos neste momento. A médica paliativista Carolina Neiva conversou com a médica intensivista e paliativista Juliana Ferragut, que relatou como estava usando as estratégias de cuidados paliativos, como controle de sintomas, para diminuir o sofrimento do paciente com Covid-19 na UTI. Aperte o play!

Veja mais retrospectivas deste ano:

Relacionados