Durante 2020, tivemos diversas oportunidades de testar nossos conhecimentos médicos com os quizzes do Portal. Que acha de vermos quais foram os dez mais acessados durante o ano? Essa é a nossa retrospectiva de quiz!
-
- Quiz: qual a principal alteração encontrada nas radiografias?
Pré-escolar com quadro de dor abdominal difusa e febre há cerca de dois dias. Mãe nega outros sintomas como diarreia ou vômitos. Ao exame físico: criança hipoativa, desidratada e taquipneica. Vamos refazer? - Quiz: paciente com sintomas de SRAG por Covid-19; qual a melhor conduta?
Mulher de 48 anos apresentou-se à UPA com quadro de febre referida, tosse seca, cefaleia, odinofagia e congestão nasal com cinco dias de evolução. Relata piora dos sintomas, com dispneia leve e prostração nos três dias que antecederam a procura por atendimento médico. Refere contato domiciliar com marido, caso confirmado de Covid-19. Qual foi a melhor conduta para o caso? - Quiz: criança com perda visual e cefaleia; qual o provável diagnóstico?
Paciente sexo masculino, 6 anos, com queixa de perda visual e cefaleia, pior evolutivamente, com surgimento há cerca de quatro meses. Exames laboratoriais sem alterações expressivas. Veja a tomografia e revisite o quiz! - Quiz: idosa com hipertensão arterial, dor torácica, náuseas e vômitos
Idosa, sexo feminino, com hipertensão arterial de difícil controle, segundo acompanhante, com dor torácica retroesternal, lancinante, com irradiação para o dorso de início súbito associado a náuseas e vômitos. Saiba mais sobre o caso e responda o nosso sétimo colocado! - Quiz: Paciente com dor epigástrica de longa data; qual é o diagnóstico?
Paciente 40 anos, sexo feminino, dá entrada na emergência com “dor no estômago” e náuseas com evolução há cinco meses. Qual foi a suspeita diagnóstica do nosso número 6? - Quiz: qual a melhor hipótese diagnóstica?
Paciente com queixa de cefaleia, dor ocular e diplopia. Ao exame: presença de frêmito/sopro, proptose, hiperemia conjuntival, oftalmoparesia por comprometimento de III e VI pares cranianos no olho direito. Qual era a melhor hipótese diagnóstica? - Quiz: qual o provável diagnóstico diante dos achados?
Paciente sexo feminino, 45 anos, com queixa de surgimento de lesões cutâneas, febre e tosse seca há cerca de dois meses. Apresentava lesões cutâneas e discreto aumento nas parótidas bilateralmente. Vamos rever as imagens desse quiz? - Quiz: considerando laboratório e imagem, qual o diagnóstico menos provável?
Paciente do sexo masculino, 56 anos, procurou uma UPA com queixas de tosse seca e febre de 38-38,5ºC há dois dias refratária aos antitérmicos em uso. Relata ter apresentado quadro prévio recente de resfriado leve com odinofagia e coriza há cinco dias. Diz se sentir cansaço aos médios esforços, mas nega dispneia, esforço respiratório e sibilos. Nega viagens recentes e contato com sintomáticos respiratórios. Considerando dados laboratoriais apresentados e imagem de radiografia, vamos rever esse caso? - Quiz: paciente internada evolui com bradicardia e hipotensão; qual o diagnóstico?
Paciente, 74 anos, demência senil, internada com sepse urinária, evoluiu com bradicardia e hipotensão. Quer rever essa radiografia pra lembrar o diagnóstico da nossa medalha de prata? - Quiz: paciente pediátrico com massa abdominal; qual é o diagnóstico?
Paciente do sexo feminino, 13 anos de idade, procurou atendimento devido a aumento do volume abdominal há cerca de 6 meses, com suspeita de gravidez pelos familiares. Vamos rever o nosso quiz campeão? Qual seria o diagnóstico?
- Quiz: qual a principal alteração encontrada nas radiografias?
Gostaram? Esperamos ter um 2021 cheio de quizzes e novidades para todos!
Veja mais retrospectivas deste ano:
- Retrospectiva 2020: quais foram os artigos mais acessados do ano?
- Além da pandemia: retrospectiva 2020 de cirurgia
- Retrospectiva 2020: cardiologia. O que foi marcante no ano?
- Retrospectiva 2020: pediatria. O que foi marcante?
- Retrospectiva 2020: clínica médica. O que foi marcante no ano?
- Retrospectiva 2020: como foi o ano para ginecologia e obstetrícia?