Leia mais:
Leia mais:
ANS aprova incorporação de seis terapias orais contra o câncer por planos de saúde
Top 10 de maio: Alterações da retina pós-vacina da covid-19, varíola dos macacos e muito mais!
Tratamento contra o câncer é ampliado no SUS
Whitebook: como classificar a doença diverticular do cólon?
IM/ACP 2022: Diverticulite: dicas de abordagem no paciente ambulatorial

Retrospectiva 2021 – Cirurgia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Apesar das melhorias dos índices da pandemia e início da vacinação em massa, o fantasma da Covid-19 continuou assombrando os assuntos mais comentados em diversos veículos de divulgação médica, tanto no Brasil como no exterior. Apesar do percalço causado pelo SARS-COV-2, a produção científica continuou a ser realizada e uma amostra foi retratada aqui no Portal PEBMED.

cirurgia

Os destaques em cirurgia

Como em outros ramos da medicina, os temas controversos não são à toa. As respostas para estas questões são multifatoriais e mesmo trabalhos com desenhos bastante complexos podem ter dificuldade para chegar a uma resposta que gere um consenso. Dos artigos publicados este ano no Portal PEBMED, podemos relembrar aqueles relacionados ao tratamento da diverticulite aguda. Casos recorrentes e leves de diverticulite podem ser manejados de forma conservadora. No entanto o LASER Trial, mostrou que a qualidade de vida pode ser superior naqueles que foram submetidos a tratamento cirúrgico por videolaparoscopia, e assim a opção por cirurgia pode ser melhor indicada nos casos que ocorrem em pacientes jovens.

Um estudo experimental, avaliou a aplicabilidade da realização de embolização da artéria gástrica esquerda para controle da obesidade. Não é um método ainda aceito como forma de tratamento da obesidade, porém é mais uma ferramenta que está sendo estudada. Também de forma experimental foi apresentado o mSIS na avaliação do paciente do câncer gástrico. O mSIS, consiste em parâmetros laboratoriais para aferir se um pacientes está associado a um maior risco de complicações pós operatória. Pela simplicidade do método e quase nenhum custo adicional, visto que se utiliza dos níveis de albumina, linfócitos e monócitos, pode ser mais um bom parâmetro na avaliação pré-operatória de pacientes.

A apendicite não poderia ficar de fora desta retrospectiva. Inicialmente, pode parecer um tema repetitivo, sem novidades a respeito, porém a cada ano novas abordagens e novos protocolos são publicados e o cirurgião não deve ficar preso ao conhecimento que ele adquiriu durante a sua residência médica. Neste sentido, uma publicação do New England Journal of Medicine foi abordada no Portal PEBMED relembrando as diferentes formas de tratamento aceito para apendicite aguda e vantagens e desvantagens de cada uma delas. Também foi abordado se devemos realizar tomografia computadorizada nos casos suspeitos de apendicite e as principais causas, sendo uma das perguntas mais frequentes do paciente: Doutor, o que causou minha apendicite?

Por mais um ano seguido o congresso do Colégio Americano de Cirurgiões foi virtual, o que possibilitou ao congressista assistir a todas as aulas que gostaria, sem aquela “disputa” de horários comum nestes grandes congressos. O ACS Clinical Congress sempre é exemplar nas escolhas dos temas, e na forma de apresentação em mesas redondas que possibilitam o debate amplo. De grande orgulho para a população médica brasileira, foi a mesa redonda sobre terapia neoadjuvante total no câncer colorretal, abordagem esta criada e difundida pela Prof. Angelita Habr-Gama. Os temas relacionados à educação médica também são relevantes no congresso, onde foi discutida a autonomia do residente. Como não poderia ficar de fora das polêmicas envolvendo procedimentos cirúrgicos. O uso de telas em herniorrafias inguinais é bastante difundido e aceito, apesar disto uma mesa redonda do congresso iniciou o debate se não está sendo utilizado telas em demasia. Um resumo do congresso também foi apresentado no formato Podcast e está disponível para ser ouvido. Confira!

Vale a pena a busca no Portal PEBMED dos artigos relacionados à cirurgia geral, sem dúvida outros temas cirúrgicos como bariátrica, doença do refluxo, antibioticoprofilaxia e muitos outros irão despertar o interesse e agregar conhecimento.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.