Retrospectiva 2021 – Cirurgia

2021 foi marcado por uma grande produção científica e um enorme avanço nas pesquisas em cirurgia. Confira a retrospectiva do tema em 2021!

Apesar das melhorias dos índices da pandemia e início da vacinação em massa, o fantasma da Covid-19 continuou assombrando os assuntos mais comentados em diversos veículos de divulgação médica, tanto no Brasil como no exterior. Apesar do percalço causado pelo SARS-COV-2, a produção científica continuou a ser realizada e uma amostra foi retratada aqui no Portal PEBMED.

cirurgia

Os destaques em cirurgia

Como em outros ramos da medicina, os temas controversos não são à toa. As respostas para estas questões são multifatoriais e mesmo trabalhos com desenhos bastante complexos podem ter dificuldade para chegar a uma resposta que gere um consenso. Dos artigos publicados este ano no Portal PEBMED, podemos relembrar aqueles relacionados ao tratamento da diverticulite aguda. Casos recorrentes e leves de diverticulite podem ser manejados de forma conservadora. No entanto o LASER Trial, mostrou que a qualidade de vida pode ser superior naqueles que foram submetidos a tratamento cirúrgico por videolaparoscopia, e assim a opção por cirurgia pode ser melhor indicada nos casos que ocorrem em pacientes jovens.

Um estudo experimental, avaliou a aplicabilidade da realização de embolização da artéria gástrica esquerda para controle da obesidade. Não é um método ainda aceito como forma de tratamento da obesidade, porém é mais uma ferramenta que está sendo estudada. Também de forma experimental foi apresentado o mSIS na avaliação do paciente do câncer gástrico. O mSIS, consiste em parâmetros laboratoriais para aferir se um pacientes está associado a um maior risco de complicações pós operatória. Pela simplicidade do método e quase nenhum custo adicional, visto que se utiliza dos níveis de albumina, linfócitos e monócitos, pode ser mais um bom parâmetro na avaliação pré-operatória de pacientes.

A apendicite não poderia ficar de fora desta retrospectiva. Inicialmente, pode parecer um tema repetitivo, sem novidades a respeito, porém a cada ano novas abordagens e novos protocolos são publicados e o cirurgião não deve ficar preso ao conhecimento que ele adquiriu durante a sua residência médica. Neste sentido, uma publicação do New England Journal of Medicine foi abordada no Portal PEBMED relembrando as diferentes formas de tratamento aceito para apendicite aguda e vantagens e desvantagens de cada uma delas. Também foi abordado se devemos realizar tomografia computadorizada nos casos suspeitos de apendicite e as principais causas, sendo uma das perguntas mais frequentes do paciente: Doutor, o que causou minha apendicite?

Por mais um ano seguido o congresso do Colégio Americano de Cirurgiões foi virtual, o que possibilitou ao congressista assistir a todas as aulas que gostaria, sem aquela “disputa” de horários comum nestes grandes congressos. O ACS Clinical Congress sempre é exemplar nas escolhas dos temas, e na forma de apresentação em mesas redondas que possibilitam o debate amplo. De grande orgulho para a população médica brasileira, foi a mesa redonda sobre terapia neoadjuvante total no câncer colorretal, abordagem esta criada e difundida pela Prof. Angelita Habr-Gama. Os temas relacionados à educação médica também são relevantes no congresso, onde foi discutida a autonomia do residente. Como não poderia ficar de fora das polêmicas envolvendo procedimentos cirúrgicos. O uso de telas em herniorrafias inguinais é bastante difundido e aceito, apesar disto uma mesa redonda do congresso iniciou o debate se não está sendo utilizado telas em demasia. Um resumo do congresso também foi apresentado no formato Podcast e está disponível para ser ouvido. Confira!

Vale a pena a busca no Portal PEBMED dos artigos relacionados à cirurgia geral, sem dúvida outros temas cirúrgicos como bariátrica, doença do refluxo, antibioticoprofilaxia e muitos outros irão despertar o interesse e agregar conhecimento.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades