Enfermagem

Retrospectiva 2021 de enfermagem: Vamos rever os temas mais marcantes abordados esse ano?

Tempo de leitura: 4 min.

O ano de 2021, sem sombra de dúvidas, foi um ano marcado pelas sombras da pandemia do novo coronavírus que se iniciou em 2020. Mais um ano cheio de incertezas, angústias e dificuldades. Momento de reestruturação, reorganização, reconstrução. Muitos tiveram que se reinventar em 2021. Com toda certeza, não foi fácil. 2020 foi um ano desafiador e 2021 não ficou muito atrás, principalmente para os profissionais da área da saúde. Orientações que surgiam e se modificavam de um dia para o outro; hospitais lotados; Início da campanha de vacinação contra a Covid-19 e, diga-se de passagem, tivemos como primeira pessoa a ser vacinada no Brasil, uma profissional de enfermagem.

Enfim, tivemos muitos percalços, mas também tivemos muitos avanços e algumas conquistas importantes. Nesta retrospectiva, portanto, vamos trazer um pouco sobre os temas mais relevantes para a enfermagem no nosso Portal PEBMED.

Covid-19 e o aumento da violência doméstica

Como bem sabemos, a medida mais eficaz contra a disseminação do SARS-CoV-2 é o isolamento social. Contudo, essa medida veio provocando impactos negativos na vida de mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, já que o isolamento acaba por obrigar que as vítimas permaneçam em convivência direta com seus agressores por períodos prolongados.  

Relembre:

Empreendedorismo na enfermagem

O termo “empreendedorismo” surgiu por volta do século XV, na França. Na enfermagem, o empreendedorismo mostra-se evidente desde o século XIX, por meio da atuação pioneira de Florence Nightingale, no cuidado aos soldados durante a Guerra da Criméia e da fundação da Escola de Enfermagem no HospitalSaint Thomas. Outros exemplos de figuras empreendedoras na enfermagem são: Anna Nery, que atuou no cuidado aos feridos na Guerra do Paraguai, e Wanda de Aguiar Horta, a primeira teorista brasileira da profissão. 

Atualmente, já tivemos algumas conquistas voltadas ao empreendedorismo pelo profissional enfermeiro, como a regulamentação da atuação em clínicas e consultórios através da Resolução Cofen 568/2018, no dia 9 de fevereiro de 2018. Além disso, a atuação de forma autônoma, na realização de cuidados domiciliares em feridas e ostomias, laserterapia e estética, encontram-se no topo das ações do enfermeiro empreendedor, assim como o ramo de tecnologias e as práticas integrativas em saúde.

Relembre: 

Saúde mental dos profissionais de enfermagem

Diversos estudos já demonstraram que os profissionais da classe de enfermagem são os mais expostos aos riscos ocupacionais. Mesmo com a pandemia de Covid-19 e toda a repercussão sobre o adoecimento dos profissionais de enfermagem e a relação da exaustão de trabalho com a tão citada síndrome de Burnout, ainda vemos poucas ações sendo discutidas a fim de mudar a vida desses profissionais, em todo o Brasil.  

Em 2020 e também em 2021, tivemos um número expressivo de Profissionais da linha de frente com problemas relacionados à saúde mental e, por conta disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um guia de cuidados para a saúde mental durante a Pandemia de Covid-19 e nele foram incluídos os profissionais da saúde.

Relembre: 

PL 2.564/2020 – Piso Salarial Nacional para a enfermagem 

Por último, mas não menos importante, é claro, tivemos conquistas há muito esperadas. O projeto de lei que institui o piso salarial nacional para os profissionais de enfermagem foi aprovado por unanimidade no Senado e agora aguarda análise na câmara dos Deputados. 

O objetivo da PL 2.564/2020, é estabelecer um mínimo inicial salarial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados. Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o projeto fixa a seguinte gradação: 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do piso nacional dos enfermeiros para os auxiliares de enfermagem e as parteiras. 

Relembre: 

 

Compartilhar
Publicado por
Thalita Neiva Breda Vettori

Posts recentes

Suplementos Alimentares no Idoso: pontos de atenção

Os idosos são um grupo de atenção quando o assunto é suplementos alimentares. Saiba mais…

1 hora atrás

Morte encefálica: faz sentido um anestesista em uma cirurgia para doação de órgãos?

A anestesia é usada para amenizar a resposta fisiológica resultante da morte encefálica e otimizar…

2 horas atrás

Você conhece a sequência atrasada de IOT? [podcast]

Neste episódio, o intensivista Vinicius Zofoli conversa sobre a realização da sequência atrasada de intubação…

3 horas atrás

SUS: Sancionada lei que amplia prevenção de câncer em mulheres

Foi sancionada a lei que amplia a prevenção, a detecção e tratamento de diferentes tipos…

4 horas atrás

O escore MELD sódio deve ser ajustado por sexo?

Um estudo avaliou os parâmetros laboratoriais do escore MELD de forma a propor um ajuste…

5 horas atrás

Uso de LOLA no tratamento de encefalopatia hepática aguda grave

A encefalopatia hepática é uma disfunção do sistema nervoso central causada por insuficiência hepática e/ou…

6 horas atrás