Retrospectiva 2021 de enfermagem: Vamos rever os temas mais marcantes abordados esse ano?

Nesta retrospectiva, vamos trazer um pouco sobre os temas mais relevantes para a enfermagem no nosso Portal PEBMED.

O ano de 2021, sem sombra de dúvidas, foi um ano marcado pelas sombras da pandemia do novo coronavírus que se iniciou em 2020. Mais um ano cheio de incertezas, angústias e dificuldades. Momento de reestruturação, reorganização, reconstrução. Muitos tiveram que se reinventar em 2021. Com toda certeza, não foi fácil. 2020 foi um ano desafiador e 2021 não ficou muito atrás, principalmente para os profissionais da área da saúde. Orientações que surgiam e se modificavam de um dia para o outro; hospitais lotados; Início da campanha de vacinação contra a Covid-19 e, diga-se de passagem, tivemos como primeira pessoa a ser vacinada no Brasil, uma profissional de enfermagem.

Enfim, tivemos muitos percalços, mas também tivemos muitos avanços e algumas conquistas importantes. Nesta retrospectiva, portanto, vamos trazer um pouco sobre os temas mais relevantes para a enfermagem no nosso Portal PEBMED.

enfermagem

Covid-19 e o aumento da violência doméstica

Como bem sabemos, a medida mais eficaz contra a disseminação do SARS-CoV-2 é o isolamento social. Contudo, essa medida veio provocando impactos negativos na vida de mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, já que o isolamento acaba por obrigar que as vítimas permaneçam em convivência direta com seus agressores por períodos prolongados.  

Relembre:

Empreendedorismo na enfermagem

O termo “empreendedorismo” surgiu por volta do século XV, na França. Na enfermagem, o empreendedorismo mostra-se evidente desde o século XIX, por meio da atuação pioneira de Florence Nightingale, no cuidado aos soldados durante a Guerra da Criméia e da fundação da Escola de Enfermagem no HospitalSaint Thomas. Outros exemplos de figuras empreendedoras na enfermagem são: Anna Nery, que atuou no cuidado aos feridos na Guerra do Paraguai, e Wanda de Aguiar Horta, a primeira teorista brasileira da profissão. 

Atualmente, já tivemos algumas conquistas voltadas ao empreendedorismo pelo profissional enfermeiro, como a regulamentação da atuação em clínicas e consultórios através da Resolução Cofen 568/2018, no dia 9 de fevereiro de 2018. Além disso, a atuação de forma autônoma, na realização de cuidados domiciliares em feridas e ostomias, laserterapia e estética, encontram-se no topo das ações do enfermeiro empreendedor, assim como o ramo de tecnologias e as práticas integrativas em saúde.

Relembre: 

Saúde mental dos profissionais de enfermagem

Diversos estudos já demonstraram que os profissionais da classe de enfermagem são os mais expostos aos riscos ocupacionais. Mesmo com a pandemia de Covid-19 e toda a repercussão sobre o adoecimento dos profissionais de enfermagem e a relação da exaustão de trabalho com a tão citada síndrome de Burnout, ainda vemos poucas ações sendo discutidas a fim de mudar a vida desses profissionais, em todo o Brasil.  

Em 2020 e também em 2021, tivemos um número expressivo de Profissionais da linha de frente com problemas relacionados à saúde mental e, por conta disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um guia de cuidados para a saúde mental durante a Pandemia de Covid-19 e nele foram incluídos os profissionais da saúde.

Relembre: 

PL 2.564/2020 – Piso Salarial Nacional para a enfermagem 

Por último, mas não menos importante, é claro, tivemos conquistas há muito esperadas. O projeto de lei que institui o piso salarial nacional para os profissionais de enfermagem foi aprovado por unanimidade no Senado e agora aguarda análise na câmara dos Deputados. 

O objetivo da PL 2.564/2020, é estabelecer um mínimo inicial salarial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados. Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o projeto fixa a seguinte gradação: 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do piso nacional dos enfermeiros para os auxiliares de enfermagem e as parteiras. 

Relembre: 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades