Retrospectiva 2023: confira os principais congressos do ano

O ano de 2023 foi marcado por diversos congressos nacionais e internacionais das mais variadas especialidades da área médica.

Muitas novidades, como estudos, diretrizes e atualizações foram apresentados em congressos este ano. A maioria destes eventos contaram com nossos médicos colunistas fazendo a cobertura em tempo real para o Portal, sendo ela presencial ou online. Confira a lista completa!

O congresso anual da American College of Cardiology retornou à cidade norte-americana de Nova Orleans, Louisiana, após três anos. Foram apresentados mais de 4 mil trabalhos durante três dias. Ao todo, foram submetidos 6603 inscrições neste ano, um recorde em 19 anos de congresso ACC. 

A edição de 2023 do ISICEM (International Symposium on Intensive Care & Emergency Medicine) aconteceu na cidade de Bruxelas, na Bélgica. O evento trouxe todas as novidades que foram apresentadas no campo da terapia intensiva no ano. 

Conhecido por ser um dos maiores e mais importantes congressos de clínica médica do mundo, o ACP 2023 (Internal Medicine Meeting do American College of Physicians) trouxe temas nas áreas de endocrinologia, neurologia, gastroenterologia, pneumologia e outras especialidades. O encontro aconteceu em San Diego, na Califórnia. 

A 55° edição do congresso da European Society for Pediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition, rolou em Viena, na Áustria. O evento é conhecido por ser o maior encontro da comunidade de gastroenterologia, hepatologia e nutrição pediátrica na Europa. 

Em Baltimore, nos Estados Unidos, aconteceu o congresso anual da American College of Obstetricians and Gynecologists. O evento conta com as principais novidades e tendências para a prática médica em ginecologia e obstetrícia. 

A edição de 2023 do congresso da American Thoracic Society aconteceu em Washington DC, nos Estados Unidos. Discussões e atualizações na área de pneumologia foram apresentadas no encontro. 

O 83º congresso da American Diabetes Association foi realizado em San Diego, nos Estados Unidos. A cobertura do evento foi feita pelo endocrinologista, Luiz Fernando Vieira, direto da cidade americana. 

Em Brisbane, Austrália, aconteceu a 12ª Conferência do IAS 2023, que é um evento focado em discussões e atualizações pertinentes ao combate à AIDS em todo o mundo.  

A edição de 2023 do congresso da European Society of Cardiology rolou em Amsterdã, na Holanda. O evento tem o costume já consagrado de concentrar apresentações das principais novidades da cardiologia mundial.  

O congresso da American College of Emergency Physicians aconteceu na Filadélfia, Estados Unidos e trouxe apresentações de profissionais de medicina de emergência de todo o mundo. 

O evento, que foi sediado em Boston, nos Estados Unidos, é o congresso anual promovido pela Infectious Diseases Society of America. O encontro reuniu profissionais da área da infectologia de todo o mundo para trazer novidades a respeito do tratamento de doenças infecciosas.  

Este congresso americano trouxe diversas novidades das áreas da clínica e cirurgia pediátricas. O congresso anual da American Academy of Pediatrics aconteceu em Washington, nos Estados Unidos.  

Em Milão, na Itália, rolou o European Society of Intensive Care Medicine. O congresso irá abordou diversos temas sobre a área da medicina intensiva com os maiores especialistas do mundo. 

O American College of Surgeons Clinical Congress foi sediado em Boston, nos Estados Unidos. Este é o congresso anual que promove discussões e debates sobre os principais temas da área cirúrgica.  

A conferência europeia da Organização Mundial de Médicos de Família aconteceu, este ano, em Sydney, na Austrália. Foram apresentadas as principais novidades para a medicina de família e comunidade. 

Na Filadélfia, Estados Unidos, foi realizado o congresso da American Heart Association, que contou com mais de 30 temas relevantes da área da cardiologia que foram discutidos durante os três dias de congresso. 

O Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva aconteceu em Florianópolis, Santa Catarina. Terapia intensiva adulta e na terapia intensiva pediátrica foram os principais temas abordados no evento.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades