Retrospectiva 2023: o que abordamos sobre HIV/AIDS no Portal?

Neste final de ano, o Portal PEBMED/Afya traz uma lista dos principais destaques de HIV/Aids abordados em 2023. Confira!

No contexto da luta mundial contra a Aids, reunimos os destaques publicados em 2023 no Portal PEBMED, da Afya, para fomentar o debate sobre HIV/AIDS na Medicina. Confira, na íntegra.

Impacto a longo prazo de PCP em pacientes com HIV

Um estudo publicado na Open Forum Infectious Diseases procurou avaliar o impacto de PCP em desfechos a longo prazo em indivíduos com infecção pelo HIV, caracterizando impactos clínicos e imunológicos da doença e de seu tratamento em pacientes com imunossupressão grave e iniciando terapia antirretroviral (TARV).

Epidemiologia do HIV no Brasil – resultados do ImPrEP

Em uma das palestras da 12ª Conferência do IAS 2023, estratégias de prevenção da infecção pelo HIV também foram discutidas, principalmente as que envolvem profilaxia pré-exposição (PrEP). Pesquisadores brasileiros apresentaram os resultados sobre a epidemiologia da infecção pelo HIV e preferências sobre o uso de PrEP.

Recomendações sobre coinfecção tuberculose-HIV

De 2010 a 2021, tanto o número de casos quanto o número de mortes têm diminuído no mundo. Ainda sim, existe uma diferença de 48% entre o número estimado de casos de TB em pacientes com HIV e o número de pacientes notificados, mostrando uma deficiência no diagnóstico de TB nessa população. Além disso, estima-se que em 2020 um terço de todas as mortes em pacientes com AIDS estavam relacionadas à TB.

Anvisa aprova registro do cabotegravir

Este ano, o arsenal brasileiro de medicamentos utilizados para o tratamento do vírus HIV ganhou mais uma opção. A Anvisa aprovou o registro do cabotegravir para ser comercializado em território nacional. Trata-se de um antirretroviral da classe dos inibidores de integrasse, assim como o já disponível dolutegravir. O registro foi liberado para o uso como forma de PrEP.

FDA aprova novo antirretroviral para terapia de resgate em pacientes com HIV

A aprovação do lenacapavir pela U.S. Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, ganhou importância internacional. O lenacapavir é o primeiro fármaco pertencente a uma nova classe de antirretrovirais, os inibidores de capsídeo, e também vem sendo estudado como potencial droga para PrEP.

Relembre, por fim, esse texto de dezembro de 2022, que dá uma visão geral de como estamos no enfrentamento de HIV/AIDS no Brasil: Quatro décadas enfrentando o HIV: em que pé estamos?

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades