Retrospectiva PEBMED 2018: veja os 5 casos clínicos mais lidos

Ao longo deste ano, publicamos aqui no Portal PEBMED diversos casos clínicos com histórias singulares e que valem a pena o registro. Confira nosso top 5.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

No dia a dia nos consultórios, hospitais ou centros de atendimento, é comum atendermos pacientes com manifestações clínicas que desafiam a lógica ou despertam curiosidade, seja pela excepcionalidade do caso ou gravidade dos sintomas. Ao longo deste ano, publicamos aqui no Portal PEBMED diversos casos clínicos com histórias singulares e que valem a pena o registro.

Confira a seguir o top 5 dos casos clínicos mais lidos de 2018:

5. Caso clínico: paciente com neoplasia hematológica vai a óbito; qual diagnóstico?

Neste caso específico, a doutora Dayanna Quintanilha atendeu uma paciente de 45 anos que apresentou dor facial e gengival, com restrição à abertura mandibular. O exame detectou a presença de linfonodomegalias e o quadro da paciente evoluiu para insuficiência respiratória aguda, necessitando de intubação. No dia seguinte ela veio a óbito. Após análise, o diagnóstico apontou para Linfo-histiocitose hemofagocítica.

4. Caso clínico: paciente tem nódulo no pescoço e febre; qual diagnóstico?

Desta vez a doutora Dayanna Quintanilha, uma de nossas colunistas do Portal PEBMED, atendeu um homem de 45 anos com um nódulo no pescoço. O exame identificou quatro linfonodos com cerca de 1 cm na região cervical. O paciente relatou sudorese notura, emagrecimento, febre e tosse crônica. O diagnóstico encontrado foi tuberculose ganglionar, geralmente relacionada ao organismo imunossuprimido.

3. Caso clínico: o que está causando espasticidade neste jovem?

A neurologista Nathália Barros presenciou algo incomum em uma UPA onde estava de plantão, um rapaz de 15 anos deu entrada na unidade com dor na região occipital e na nuca, associada a contrações musculares frequentes. Foi constatada uma espasticidade generalizada, o que praticamente inviabilizava o manuseio do paciente por causa da dor e dos constantes espasmos. Descobriu-se que o paciente havia se cortado com um pedaço de vidro e, como nunca havia tomada vacina, a conclusão foi a de que o paciente sofria de tétano acidental.

2. Caso clínico: abordagem ao paciente com hipotireoidismo subclínico

No segundo lugar dos casos clínicos mais lidos de 2018 está o de uma mulher hipertensa de 71 anos que chegou consultório com queixas de fadiga e apresentava quadro de depressão leve. O exame físico não mostrou alteração e o resultado laboratorial apontou para um TSH levemente elevado com um nível T4 livre normal. A conclusão aponta para hipotireoidismo subclínico, caracterizado com uma forma mais branda do hipotireoidismo, às vezes assintomática mas cuja presença pode ser detectada via exames clínicos.

1. Caso clínico: quadro de astenia, febre, calafrios e perda ponderal

No topo do pódio dos casos clínicos mais lidos deste ano, está o de uma mulher de apenas 20 anos que apresentava astenia, febre diária, calafrios há seis meses, e perda de peso. O quadro evoluiu para tosse frequente, dor pleurítica e hemoptise esporádica. O artigo indagou qual seria o próximo passo que o médico deveria tomar para contornar o problema, entre as opções estavam “Escarros para cultura e exame direto e uma RM de tórax para avaliar a lesão pulmonar. Novo PPD não é necessário” e “

Confira outros artigos da nossa Retrospectiva PEBMED 2018:

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades