Reversão da rivaroxabana: podemos usar complexo protrombínico ou ác. tranexâmico?

A rivaroxabana é amplamente utilizada, mas ainda não existe reversão específica para inibidores do fator Xa. Este cenário nos causa um grande incômodo.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A rivaroxabana é amplamente utilizada, mas ainda não existe reversão específica para inibidores do fator Xa. Este cenário fatalmente nos causa um grande incômodo. Embora o concentrado de complexo de fator-IV-protrombina (IVF-PCC) e o ácido tranexâmico (TXA) sejam às vezes usados para gerenciar sangramentos graves, sua eficácia é desconhecida.

Estudos prévios em indivíduos saudáveis ​​usando rivaroxabana revelaram que o IVF-PCC reverte parcialmente o tempo prolongado de protrombina (PT) e restaura completamente o potencial de trombina endógeno (ETP). O efeito de TXA não foi avaliado.

MÉTODOS

Neste estudo duplo-cego, em grupo paralelo, 147 voluntários saudáveis ​​receberam rivaroxabana 20 mg duas vezes ao dia durante três dias e foram randomizados após a dose de manhã no 4º dia para receber IVF-PCC por via intravenosa (50 UI / kg), TXA (1,0 g) ou solução salina. As biópsias por punção padronizadas foram realizadas no início e após administração de IVF-PCC, TXA ou salina. A reversão foi avaliada pela medição da duração do sangramento e volume de sangramento em locais de biópsia, e determinando o PT e ETP.

Acesse mais de 900 modelos de prescrição para uma rotina médica mais prática. Baixe aqui o Whitebook.

RESULTADOS

Em comparação com a solução salina, IVF-PCC reverteu parcialmente o PT e reverteu completamente o ETP, enquanto o TXA não teve efeito. Nem IVF-PCC nem TXA reduziram a duração ou o volume de sangramento. Todos os tratamentos foram bem tolerados sem eventos adversos registrados.

CONCLUSÕES

Embora o IVF-PCC tenha reduzido o PT e aumentado o ETP em voluntários submetidos a doses supraterapêuticas de rivaroxabana, nem IVF-PCC nem TXA influenciaram o sangramento da biópsia por punção. Portanto, embora o IVF-PCC tenha o potencial de reverter os efeitos farmacodinâmicos da rivaroxabana, não há garantia de que os efeitos observados em parâmetros da coagulação se traduzam em efeitos sobre sangramento clínico e desfechos.

Infelizmente, seguimos sem muitas opções confiáveis para a reversão da rivaroxabana. Nossa equipe estará sempre atenta às novidades sobre o assunto para compartilhar com vocês!

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referências:

  • Levy JH et al. Rivaroxaban reversal with prothrombin complex concentrate or tranexamic acid in healthy volunteers. J Thromb Haemost 2018 Jan; 16:54 || http://dx.doi.org/10.1111/jth.13894

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades