Revisão avalia a prevalência de parasitoses intestinais no Brasil

Um estudo na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical concluiu que a prevalência de parasitoses intestinais no país é elevada.

Um estudo brasileiro publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical concluiu que a prevalência de parasitoses intestinais no país é elevada e, dessa forma, medicamentos anti-helmínticos devem ser administrados periodicamente como medida profilática, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Leia também: Recomendações para uso de probióticos em patologias gastrointestinais

As infecções parasitárias são consideradas um importante problema de saúde pública devido à morbimortalidade associada e ao impacto negativo no desenvolvimento físico e intelectual, principalmente em crianças. Dessa forma, a administração profilática periódica de agentes antiparasitários contra helmintos transmitidos pelo solo é recomendada pela OMS para grupos de risco em áreas com elevada prevalência de infecções helmínticas.

O objetivo é controlar não somente as parasitoses, mas também a carga dessas doenças. Um programa de administração em massa de albendazol foi implementado pelo Ministério da Saúde (MS) brasileiro nos últimos anos. No entanto, não há dados publicados sobre a prevalência de parasitoses intestinais em grandes amostras populacionais de diferentes regiões do país para avaliar a eficácia desse tipo de tratamento e se deve ser usado (e, em caso afirmativo, com que frequência).

Revisão avalia a prevalência de parasitoses intestinais no Brasil

Metodologia da análise recente

Com o objetivo de avaliar a prevalência de infecções parasitárias intestinais no Brasil, pesquisadores de Sergipe conduziram o estudo Prevalence of intestinal parasitic infections in Brazil: a systematic review, registrado no PROSPERO. A pesquisa consistiu em uma revisão sistemática por meio de busca na literatura encontrada nas bases de dados PubMed, LILACS e SciELO, seguida de metanálise das proporções dos estudos publicados em inglês, português e/ou espanhol no período entre janeiro de 2000 e maio de 2018. 

Quarenta estudos atenderam aos critérios de inclusão e englobaram amostras de crianças, adolescentes, adultos e idosos das cinco regiões brasileiras. Um estudo descreveu resultados das regiões Norte e Nordeste. Dentre eles, o teste laboratorial mais utilizado para análise de fezes foi o método de sedimentação espontânea por Hoffman-Pons-Janner (75%), seguido da técnica de Kato-Katz (22,5%), e do método de Faust e Cols (20%). Alguns estudos usaram somente um desses métodos e alguns aplicaram um deles em combinação com outro tipo de teste. 

Saiba mais: Pólipos intestinais: quando e como prosseguir a investigação

A população foi dividida em duas faixas etárias: maiores e menores de 18 anos. Em 80% dos estudos (32/40), as amostras populacionais incluíram indivíduos com idade inferior a 18 anos. Dezesseis estudos forneceram informações adicionais sobre as características da população: 

  • Crianças de creches e escolares – cinco estudos em cada uma dessas duas populações;
  • Indígenas, quilombolas, moradores de áreas rurais, órfãos, assentados e crianças de uma área do Programa Saúde da Família – um estudo em cada uma dessas populações.

Informações adicionais sobre a população amostral também foram descritas em seis dos oito estudos que avaliaram indivíduos com mais de 18 anos:  

  • Manipuladores de alimentos e catadores de lixo – dois estudos em cada uma dessas duas populações;
  • Presidiários e pacientes com câncer – um estudo em cada uma dessas populações.

A metanálise identificou uma prevalência de parasitoses intestinais de 46% em todo o território brasileiro, com uma  heterogeneidade de 99%: região Sudeste – 37%; região Centro-Oeste – 41%; região Nordeste – 50%; região Sul – 51%, e região Norte – 58%.

Quando foram avaliados os dados de estudos conduzidos na faixa etária pediátrica (crianças e adolescentes, com menos de 18 anos), foi identificada uma prevalência de 48%, com uma heterogeneidade de 99%: região Sudeste – 37%; região Nordeste – 53%; região Norte – 58%; região Centro-Oeste – 65%, e região Sul – 65%.

Apesar desses resultados, os pesquisadores descreveram que a maioria dos estudos avaliou populações específicas, o que pode ter criado viés de seleção. Todavia, destacam que a pesquisa incluiu a maioria dos estudos já publicados e a maior população já considerada.

Mensagem final

A relevância desse estudo está no fato de que demonstrou o qual elevada é a prevalência de parasitoses intestinais no Brasil nas cinco regiões, especialmente em populações de risco. Esses resultados, portanto, indicam que as recomendações da OMS para a administração em massa de anti-helmínticos profiláticos para crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, dependendo da região em que vivem, deve ser feita uma vez ao ano em populações com prevalência acima de 20% ou duas vezes ao ano (uma vez por semestre) quando a prevalência é superior a 50%. De todo modo, é necessária a realização de novas pesquisas cujos objetivos sejam analisar os desfechos da vermifugação no país para servir de base para a tomada de decisões sobre políticas públicas voltadas para o controle da infecção parasitária. Em longo prazo, a meta deve considerar uma série de fatores socioambientais para fornecer uma solução duradoura para esse importante problema de saúde pública. Esses fatores compreendem, entre tantos elementos, mínimas condições de moradia e de saneamento básico, além de instruir as populações sobre higiene pessoal e coletiva. 

 

Referências bibliográficas:

  • Celestino AO, Vieira SCF, Lima PAS, et al. Prevalence of intestinal parasitic infections in Brazil: a systematic review. Rev Soc Bras Med Trop. 2021;54:e00332021. Published 2021 Jun 2. doi:10.1590/0037-8682-0033-2021

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.