Como estudar para a prova de residência médica

Ao término da faculdade, o médico encontra um desafio ainda maior: conseguir a tão sonhada vaga de residência médica. Para isso, o primeiro passo é estudar para a prova de residência, que em instituições mais disputadas, como USP e UFRJ, a relação candidato/vaga pode chegar a 16.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Ao término da faculdade, o médico, agora formado, encontra um desafio ainda maior: conseguir a tão sonhada vaga de residência médica. Para isso, o primeiro passo é estudar para a prova de residência, que em instituições mais disputadas, como USP e UFRJ, a relação candidato/vaga pode chegar a 16. A PEBMED separou algumas dicas para te ajudar nessa!

Como escolher a especialização certa

Se você saiu da faculdade ainda na dúvida, a melhor maneira de escolher a especialidade certa é conhecendo mais sobre a rotina de cada profissional. Pensando nisso, a PEBMED preparou um especial com diversos artigos sobre cada especialidade médica. Você pode conferir esse conteúdo clicando aqui.

Como se preparar

Saiba onde você quer chegar

Trace objetivos: Em qual instituição você quer cursar a residência? Pública ou privada? Dedique-se 100% a essas escolhas, pois dessa maneira será possível focar os estudos para a prova de residência em conteúdos e questões mais específicas.

Estude de maneira eficiente

Algumas pessoas estudam melhor individualmente, outras preferem grupos de estudos. Não há uma regra, o importante e encontrar o que é certo para você e que te traz mais produtividade e retorno.

Escolha os melhores materiais

Não perca tempo estudando o que não vai cair na prova de residência. Tente, sempre que possível, basear seu estudo em exames anteriores da especialidade/instituição que você definiu como foco.

Veja mais dicas com o médico Pedro Gemal em nosso vídeo:

3 estratégias para a hora H:

Tenha organização

Em geral, as provas de residência são estruturadas em níveis de dificuldade (ex: 40 % fácil, 30 % médio e 30 % difícil). Portanto, priorize ler toda a prova (fazer rapidamente as questões que considera fácil e pular as que você não tem certeza), para poder mapear e se organizar em relação ao tempo.

Atente-se aos indícios

Algumas perguntas podem conter indícios da resposta correta:

  • Palavra-chave no enunciado que aparece somente na opção certa;
  • Alternativa com uma resposta mais longa e elaborada, enquanto as opções erradas são curtas e vagas;
  • Alternativa que ficou em negrito, caixa alta ou com parágrafo em destaque (acredite, isso acontece!).

livro de medicina para prova de residência

Desconfie

  • Sempre desconfiar de opções que contenham expressões “definitivas”: somente, nenhum, nunca, sempre, todos…
  • Nas opções com elementos, atentar para a frequência em que estes elementos ocorrem em diferentes alternativas. A lógica é que os elementos corretos apareçam em maior número de opções.

Leia também: ‘5 dicas para a prova de R3’

 

Residência médica fora do Brasil

Fazer residência em outros países é uma oportunidade muito importante na carreira do médico, mas que vem com muitos desafios. Para falar mais sobre o assunto, recebemos Adriano Veloso, Residente de Clínica Médica do Hospital Copa D’or, que passou um mês no Texas Heart, nos Estados Unidos. Veja em nosso vídeo:

Faça também o download GRÁTIS do nosso e-book: guia estatístico das provas de Residência

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades