Revista PEBMED: 5ª edição traz as principais abordagens para diabetes; baixe grátis!

Tempo de leitura: 2 min.

A prevalência mundial de diabetes mellitus (DM) é estimada em 8 a 10% da população, mas em populações ocidentais e em países com maior desenvolvimento econômico, estes valores podem chegar a até 30% após os 50 anos de idade. Das duas principais formas de DM, o tipo 2 é o mais comum.

Estima-se que metade dos diabéticos não sabe que tem a doença, o que os coloca sob risco de desenvolvimento e agravamento das lesões de órgão-alvo ainda numa fase assintomática.

Veja as outros números da Revista PEBMED:

Diabetes e suas consequências

As principais complicações do diabetes são divididas em micro e macrovasculares. As primeiras estão representadas pela nefropatia, neuropatia e retinopatia, e a segunda pelas complicações da aterosclerose, como morte, IAM e AVC.

O DM é a principal causa no mundo de cegueira e amputação não acidentais, bem como de doença renal crônica em diálise. As doenças cardiovasculares, e suas complicações, são a principal causa de morte na população diabética.

Revista PEBMED

Com influência em tantos órgãos ou sistemas do corpo, é importante que médicos de diversas especialidades estejam atentos a esta condição. Por isso, neste número da Revista PEBMED, abordamos desde as principais novidades do tratamento oral do DM tipo 2 – incluindo os novos e badalados inibidores do SGLT2 (sodium glucose linked transporter) – e as recomendações das diretrizes mais recentes, até o manejo do diabetes no idoso, na gestante e quando o paciente é hospitalizado.

Além disso, mostramos aspectos do controle glicêmico no risco cirúrgico do diabético e como calcular e reduzir o risco de complicações cardiovasculares no paciente diabético. Por fim, em pediatria, falamos sobre as novas tecnologias que ajudam na abordagem do diabetes. Tudo isso disponível em artigos de forma gratuita para você!

Baixe grátis a 5ª edição da Revista PEBMED, dessa vez especial sobre diabetes!

Autor:

Relacionados