Home / Clínica Médica / Revista PEBMED: 6ª edição traz revisões de temas indispensáveis em Terapia Intensiva

Revista PEBMED: 6ª edição traz revisões de temas indispensáveis em Terapia Intensiva

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

A pandemia do Covid-19 mudou a rotina de todo o planeta. Locais especialmente atingidos pela doença foram as unidades de terapia intensiva. Com o número crescente de pacientes em insuficiência respiratória, as unidades rapidamente esgotaram suas vagas, com necessidade de novos leitos e locais improvisados. A falta de medicamentos e respiradores levou a cenas até então inusitadas, como dois pacientes em um mesmo aparelho de ventilação mecânica.

Com o aumento da demanda por leitos, cresceu a necessidade de equipes especializadas em cuidados intensivos. Muitos médicos que tinham pouco ou nenhuma experiência em CTI foram convocados a dar plantão e ajudar nos cuidados aos pacientes com Covid-19.

Em 2020, lançamos a primeira revista dedicada ao tema, focada na Covid-19, além de disponibilizar gratuitamente toda a seção sobre o novo coronavírus no Whitebook. Seguindo essa linha, diversos conteúdos úteis a quem está de plantão, como sedação e suporte ao choque circulatório, foram colocados com acesso gratuito, para que todos os médicos nos plantões pudessem ter ajuda na sua tomada de decisão.

médico em unidade de terapia intensiva tratando paciente

Nova Revista PEBMED

Mesmo com o desenvolvimento das vacinas, a epidemia ainda está longe de ser controlada, e muitas regiões do país voltaram a conviver com o aumento dos casos, UTIs lotadas e médicos convocados para trabalho extra. Além disso, há um número enorme de pacientes recuperados da Covid, mas com sequelas do doente crítico crônico, como traqueostomia, ventilação mecânica prolongada e infecções relacionadas à assistência.

A ideia de uma revista especializada em terapia intensiva é aprofundar o conhecimento em temas comuns para quem está no plantão e na rotina. Neste volume, vamos explorar mais a fundo alguns temas indispensáveis para o médico que atua na área.

Terapia Intensiva

Dentro do tópico de terapia intensiva, escolhemos alguns temas que ainda geram dúvidas ou trazem contradições, para que pudéssemos aprofundar o conhecimento em cada um deles neste momento tão importante.

Veja o que você encontrará nesta edição da Revista PEBMED:

  1. Manejo de drogas vasoativas e escolha do fluido ideal;
  2. Vias aéreas e intubação endotraqueal;
  3. Ventilação mecânica em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo;
  4. ATB stewardship na UTI;
  5. Diálise precoce versus diálise tardia;
  6. Manejo da hipertensão intracraniana;
  7. Bronquiolite viral aguda em UTI pediátrica.

Baixe grátis agora mesmo a 6ª edição da Revista PEBMED, desta vez focada em Terapia Intensiva!

Autor:

Um comentário

  1. Avatar
    geraldo henrique mascarenhas da silva

    esta é uma grande ideia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.