Rifaximina aumenta risco de infecção por Clostridium difficile em cirróticos?

Pesquisadores avaliaram a incidência e as características de infecção por C. difficile em cirróticos, principalmente naqueles que receberam rifaximina.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Pacientes com cirrose estão em alto risco de infecção por Clostridium difficile (ICD). A rifaximina é comumente usada nessa população como profilaxia para encefalopatia hepática. Em novo artigo do Clinical Infectious Diseases, publicado em maio, pesquisadores avaliaram a incidência e as características de ICD em pacientes com cirrose, principalmente naqueles que receberam rifaximina.

Para esse estudo, 388 cirróticos foram avaliados e acompanhados por um período de seis anos. Seus prontuários médicos foram revisados retrospectivamente. Destes, 127 tiveram, pelo menos, um episódio de diarreia em que uma amostra foi enviada para o laboratório.

Acesse mais de 900 modelos de prescrição para uma rotina médica mais prática. Baixe aqui o Whitebook.

capsulas de medicamento

Risco de Clostridium com rifaximina

ICD foi detectado em 46 pacientes. Quatorze pacientes (30,4%) estavam recebendo rifaximina como profilaxia para encefalopatia hepática. Os principais ribotipos detectados foram 001 (30,4%) e 014 (19,6%). A resistência à rifaximina foi de 34,1% no geral e 84,6% nos pacientes que receberam rifaximina. A análise multivariada mostrou que a terapia com rifamicina e o ribotipo 001 foram fatores de risco significativos para infecção resistente.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a rifaximina pode aumentar o risco de infecção por Clostridium difficile em pacientes com cirrose.

Uso de inibidores da bomba de prótons aumenta risco de ICD?

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Reigadas E et al. Breakthrough Clostridium difficile infection in cirrhotic patients receiving rifaximin. Clin Infect Dis 2018 Mar 19; 66:1086 || https://doi.org/10.1093/cid/cix918

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades