Paciente grave: ringer lactato ou soro fisiológico?

Um artigo recente do New England Journal of Medicine abordou o estudo SMART, que randomizou 15.802 pacientes admitidos em cinco UTIs em um único centro acadêmico.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Um artigo recente do New England Journal of Medicine abordou o estudo SMART (Isotonic Solutions and Major Adverse Renal Events Trial), que randomizou 15.802 pacientes admitidos em cinco UTIs em um único centro acadêmico. As unidades trocaram soluções salinas e cristaloides balanceados em meses pares e ímpares; ao longo do estudo de 1 de junho de 2015 até 30 de abril de 2017, 7.860 pacientes receberam SF 0,9% e 7.942 receberam Ringer lactato ou Plasma-Lyte A.

Dente as características dos participantes, a mediana de idade era de 58 anos, 56,7% eram homens, mais de um terço estava em ventilação mecânica, cerca de um quarto estava em uso de vasopressores e a creatinina basal era 0,89. O desfecho primário era caracterizado por eventos renais adversos maiores dentro de 30 dias:

– Morte;
– Nova terapia renal substitutiva;
– Disfunção renal persistente (caracterizada pela duplicação da creatinina de base).

LEIA MAIS: Escores SOFA x qSOFA na sepse

Os pacientes que receberam cristaloides balanceados tiveram menos incidência de desfechos primários em relação aos que receberam soluções salinas (p=0,04). Houve menos mortes no grupos dos cristaloides (p=0,06). Os resultados mostram que pacientes usando soluções balanceadas tiveram uma redução absoluta de 1,1% nos desfechos primários. Mudar de solução salina para cristaloide balanceado preveniria que um paciente tivesse morte, nova terapia de reposição renal ou disfunção renal persistente a cada 94 pacientes tratados.

Dessa forma, de acordo com este estudo, apesar da solução balanceada ser mais dispendiosa a longo prazo, parece haver um melhor custo-benefício com o uso de soluções balanceadas em pacientes críticos.

Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.

Referência:

  • Balanced Crystalloids versus Saline in Critically Ill Adults; Semler,M.W. Self,W.H. et al., NEJM fev, 2018.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades