Rio aprova: Grávidas que tomaram AstraZeneca podem agora receber 2ª dose da Pfizer

Na cidade do Rio, grávidas que receberam a primeira dose da da AstraZeneca poderão ser imunizadas com uma segunda dose da Pfizer. Saiba mais,

A prefeitura do Rio de Janeiro informou que as grávidas que receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca poderão ser imunizadas com uma segunda dose da Pfizer a partir de hoje, 29/06/2021.

Além disso, poderão receber a segunda dose da Pfizer os pacientes que apresentaram forte reação à vacina da AstraZeneca e que o episódio foi acompanhado por profissionais de saúde.

Rio aprova: Grávidas que tomaram AstraZeneca podem agora receber 2ª dose da Pfizer

Complicação com a AstraZeneca

A vacinação de grávidas com o imunizante da AstraZeneca foi suspensa no Rio de Janeiro após o episódio pouco esclarecido de que uma gestante teve complicações graves que levaram a óbito após a vacinação com o imunizante AstraZeneca. Após o episódio, gestantes foram recomendadas a receber as vacinas Pfizer e Coronavac apenas.

O secretário de saúde da cidade do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, se pronunciou hoje no Twitter, relatando que a Covid-19 dobrou o número de casos de morte materna, e que inicialmente, a vacinação com o imunizante AstraZeneca foi aplicado nas gestantes com comorbidades, e que, portanto, estavam no grupo de risco para evolução de forma grave da doença, com maior risco de morte.

Leia também: Vacinação da Covid-19 em gestantes e puérperas: o precisamos saber até o momento?

Decisão para aplicação da 2ª dose da Pfizer

O secretário afirmou que nove países autorizaram a imunização com AstraZeneca com doses diferentes, e que esse é o respaldo para o Conselho Científico da prefeitura autorizar a aplicação de imunizantes distintos nas grávidas.

“Se você vacinou e teve reação grave e um profissional de saúde acompanhou isso, ele pode recomendar outra vacina para segunda dose”, disse ele.

Outras cidades do Estado do Rio ainda estão avaliando se terão a mesma conduta.

Saiba mais: Vacina da Janssen contra Covid-19 chega ao Brasil: quais os principais efeitos colaterais?

Referência bibliográfica:

 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.