Leia mais:
Leia mais:
Como avaliar o tempo de repetição da troponina no paciente? [vídeo]
Conteúdos atualizados: Acalasia de Esôfago e Fibrilação Atrial
Tromboembolismo pulmonar: métodos diagnósticos e tratamento [podcast]
Crise hipertensiva: como manejar o edema agudo de pulmão?
Exames de rotina em cardiologia: quais o generalista deve solicitar?

Rio de Janeiro vai sediar Congresso Mundial de Cardiologia em 2022

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Brasil será novamente o anfitrião do Congresso Mundial de Cardiologia, que terá o Rio de Janeiro como cidade-sede, e que será realizado pela Federação Mundial do Coração (WHF – World Heart Federation, em inglês), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2022.

Após dois anos totalmente on-line, a edição do ano que vem será a primeira com interações de forma presencial, no formato híbrido, ainda com alguns participantes e especialistas participando de forma remota.

Leia também: Exames de rotina em cardiologia: quais o generalista deve solicitar?

O evento acontecerá em outubro, no Centro de Convenções Riocentro, juntamente com o 77º Congresso Brasileiro de Cardiologia (CBC), que será realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

“Planejávamos isso há muito tempo. Agora, esse evento se torna realidade e será, com certeza, um dos maiores eventos da cardiologia mundial, desta vez presencial. Isso tem um impacto muito grande por conta das doenças cardiovasculares, que são um problema de saúde pública global e que, durante esse período pandêmico, foram negligenciadas”, disse o ministro Marcelo Queiroga durante encontro com o presidente da WHF, Fausto Pinto, no dia 26 de outubro, em Lisboa.

Para o prefeito Eduardo Paes, trazer o WCC para o Rio de Janeiro significa transformá-la na capital mundial do coração. Desde que a cidade se candidatou a sediar o evento, Paes declarou seu total apoio para tornar o Rio um grande protagonista e oferecer essa plataforma global para profissionais de saúde cardiovascular.

“O Rio de Janeiro tem muito orgulho de sediar o Congresso Mundial de Cardiologia em 2022. Todos os corações do mundo estarão olhando para a Cidade Maravilhosa. Tenho certeza que os cariocas receberão a todos de braços abertos. Além de reunir os melhores médicos do mundo, o evento também terá grande importância econômica, pois temos a expectativa de que 30 mil pessoas se juntem a nós aqui. Ciência e turismo vão se unir para que o Rio volte aos trilhos”, disse o prefeito, após a confirmação do Rio como cidade-sede.

Rio de Janeiro vai sediar Congresso Mundial de Cardiologia em 2022

Temas abordados e expectativa de público

Entre os temas debatidos estarão o tabagismo, o colesterol alto, a doença de chagas, o diabetes, a insuficiência cardíaca e a hipertensão arterial. Além disso, claro, as síndromes pós-Covid também serão objeto de discussão.

A expectativa de público para essa edição é de 30 mil pessoas, bem maior em relação à primeira vez em que o Brasil sediou o Congresso, em 1998.

“Será um prazer ver a SBC se juntar a nós e a toda a comunidade do sistema cardiovascular, em outubro de 2022, no Rio de Janeiro, onde a saúde mundial terá destaque. Esse será o primeiro Congresso Mundial de Cardiologia totalmente híbrido, com um programa completo de sessões presenciais e virtuais. Junte-se a nós no Rio em 2022!!”, convidou o presidente da WHF, professor Fausto Pinto.

Congresso Brasileiro de Cardiologia

Já o Congresso Brasileiro de Cardiologia, que vem se firmando como o maior da especialidade na América Latina e o quarto maior do mundo, chegará à 77.ª edição no ano que vem, voltando ao formato presencial após dois anos com edições digitais. Com o WHF, a SBC espera uma edição com recorde de público.

Saiba mais: ACC 2020: veja as novidades do congresso americano de cardiologia [e-book]

O gigantesco empreendimento terá a médica Andréa Brandão como presidente. Ela é professora titular de Cardiologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e diretora do Departamento Científico da SBC, com grande experiência em organização de eventos na área de cardiologia.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.