Risco cardiovascular em pacientes com HIV: devemos nos preocupar?

A doença cardiovascular (DCV) é uma causa crescente de morbidade entre pessoas que vivem com HIV. As estratégias de prevenção cardiovascular podem oferecer importantes benefícios na saúde para esse subgrupo de pacientes e devem ser avaliadas. Um estudo conduzido em Boston, nos EUA, realizou uma avaliação através de um modelo matemático para projetar a incidência …

A doença cardiovascular (DCV) é uma causa crescente de morbidade entre pessoas que vivem com HIV. As estratégias de prevenção cardiovascular podem oferecer importantes benefícios na saúde para esse subgrupo de pacientes e devem ser avaliadas.

Um estudo conduzido em Boston, nos EUA, realizou uma avaliação através de um modelo matemático para projetar a incidência cumulativa de DCV. A simulação foi realizada em uma coorte masculina e feminina para três populações: 1) população geral dos EUA; 2) pessoas não-infectadas, com alto risco de HIV; e 3) pessoas que vivem com HIV. O modelo seguiu cada coorte de 36 anos até o óbito.

A expectativa de vida variou de 70,2-77,5 anos para os homens e de 67,0-81,1 anos para as mulheres (subgrupo de pessoas que vivem com HIV-população geral dos EUA).

Sem a terapia antirretroviral, o risco de DCV ao longo da vida para homens e mulheres infectados pelo HIV foi de 12,9% e 9,0%, respectivamente. Para os homens, aos 60 anos, a incidência cumulativa de DCV foi estimada em 20,5% no subgrupo de pessoas que vivem com HIV, em comparação com 14,6% nas pessoas não-infectadas com alto risco de HIV, e 12,8% na população geral dos EUA.

Veja também: ‘HIV: estudo mostra sucesso na terapia antirretroviral injetável de ação prolongada’

Para as mulheres, a incidência acumulada de DCV foi de 13,8% no subgrupo de pessoas que vivem com HIV, em comparação com 9,7% para as pessoas não-infectadas de alto risco de HIV, e 9,4% na população geral dos EUA.

O risco de DCV ao longo da vida foi de 64,8% para os homens infectados pelo HIV versus 54,8% para a população masculina geral dos EUA, mas semelhantes entre as mulheres.

Com base nesses resultados, deve-se ressaltar que o monitoramento constante de pacientes infectados com HIV que tenham fatores de risco cardiovascular elevados deve ser uma prática adotada por todos os profissionais de saúde.

Clínicos e cardiologistas precisam abordar os fatores de risco de DCV nesse subgrupo de pacientes com intervenções preventivas precoces, como a cessação do tabagismo e o uso de estatinas quando indicado.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Revisado por:

Referências:

  • E Losina, PhD, EP Hyle, MD, SM, ED Borre, BA, BP Linas, MD, MPH, PE Sax, MD, MC Weinstein, PhD, C Rusu, BA, BS, AL Ciaranello, MD, MPH, RP Walensky, MD, MPH, KA Freedberg, MD, MSc; Projecting 10-yr, 20-yr and Lifetime Risks of Cardiovascular Disease in Persons Living with HIV in the US, Clinical Infectious Diseases, , cix547, https://doi.org/10.1093/cid/cix547

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades