Risco de complicações por tipo de cirurgia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Um artigo recente publicado na Anesthesiology, e de livre acesso, objetivou refinar o risco de eventos adversos de acordo com o tipo de cirurgia. A ideia não é criar um novo índice de risco, mas sim nos ajudar a entender nos grandes grupos de patologias cirúrgicas, quais são as de fato aquelas de maior risco. Por exemplo, colecistectomia, gastrectomia e colectomia são todos procedimentos de cirurgia geral intra-abdominal. Mas será o risco de complicações iguais entre si? Este estudo mostra que não.

A base de dados foi o registro hospitalar multicêntrico do American College of Surgeons National Surgical Quality Improvement Program (ACS NSQIP) e o desfecho foi a ocorrência de parada cardíaca ou IAM no pós-operatório. Portanto, é um estudo para avaliar o risco de complicações cardiovasculares – e não complicações clínicas em geral! Para elas, veja nossa reportagem sobre estratificação do risco cardiovascular e estratificação de complicações clínicas não-cardiológicas.

O resultado mostrou a seguinte estratificação de risco cardiovascular:

risco cirurgico

Emergência exige urgência. Consulte o Whitebook e adquira a informação necessária de forma rápida. É só clicar aqui para baixar.

Referências:

  • Jason B. Liu, Yaoming Liu, Mark E. Cohen, Clifford Y. Ko, Bobbie J. Sweitzer; Defining the Intrinsic Cardiac Risks of Operations to Improve Preoperative Cardiac Risk Assessments. Anesthesiology 2018;128(2):283-292. doi: 10.1097/ALN.0000000000002024.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. Vilma de Sousa morgado

    A máscara não tao necessário quanto a higiene das mãos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar