Risco de desenvolver diabetes tipo 2 é maior entre casais

O estudo descobriu que quando um dos cônjuges tem diabetes tipo 2, o outro cônjuge apresenta um risco de 26% de também apresentar diabetes. Saiba mais:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A equipe médica do McGill University Health Center, no Canadá, pesquisou vários estudos para constatar se os cônjuges de pacientes com diabetes tipo 2 estariam expostos a um risco maior de desenvolver a mesma doença.

A ciência já sabe que pessoas biologicamente relacionadas apresentam um risco maior de diabetes tipo 2, mas este foi um dos primeiros estudos realizados com o objetivo de avaliar se esse risco maior pode existir também em membros da família não biologicamente relacionados, como é o caso dos cônjuges, levando em conta os conceitos de “agrupamento social” e de “acasalamento”.

diabetes

Diabetes no relacionamento

O estudo avaliou 75.498 casais e descobriu que quando um dos cônjuges tem diabetes tipo 2, o outro cônjuge apresenta um risco de 26% de também apresentar diabetes.

O estudo sugere que, quando um dos parceiros apresenta diabetes tipo 2, o outro deve estar alerta em relação aos seus próprios hábitos com o objetivo de evitar condições que levam ao diagnóstico de diabetes. Os hábitos de pessoas que vivem em casais tendem a influenciar o seu parceiro de forma significativa no sentido de adotar maus ou bons hábitos de saúde.

Para a endocrinologista Aline Barbosa Moraes, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, os resultados deste estudo são válidos, mas é importante destacar que uma parte expressiva da população desses estudos incluiu indivíduos com diagnóstico de pré-diabetes e que, possivelmente, não estavam em tratamento e nem sob acompanhamento médico.

Leia maisDiabetes: insulina de ação prolongada é nova opção no SUS

“Este fato, por si só, já coloca o cônjuge em risco de apresentar maior chance de ser diagnosticado com diabetes tipo 2, simplesmente pela maior procura para a avaliação médica. Este cenário é mais frequente quando a mulher tem o diagnóstico e o marido, que não costuma realizar visitas médicas de rotina, desperta o interesse em saber sobre a sua saúde”, ressalta a especialista.

Na visão da endocrinologista, o cônjuge com diabetes tipo 2 deveria colaborar com a melhoria dos hábitos de vida do casal, pois este já recebeu todas as orientações e tratamentos necessários. Por outro lado, o próprio tratamento, que já permite o controle da doença, deixa o casal mais à vontade para “escapar” dos bons hábitos, com a prerrogativa de que o tratamento já estaria resolvendo o problema.

Diabetes e obesidade

Além do diabetes tipo 2, a obesidade é uma doença crônica que deve ser diagnosticada e tratada com seriedade. Inclusive, ela pode servir como “facilitador” para o surgimento de outras doenças relacionadas com os hábitos de vida das pessoas, como hipertensão arterial, doença hepática gordurosa não alcoólica, doença do refluxo gastroesofágico e artrose nos joelhos.

“No estudo citado acima, a obesidade foi um dos fatores que mais influenciou no risco do cônjuge apresentar alterações no metabolismo da glicose”, aponta a endocrinologista Aline Barbosa Moraes.

Take home message

Por tudo isso, é importante que o médico que esteja acompanhando um paciente identifique se existe essa relação entre cônjuges e alerte sobre os possíveis perigos para a saúde. O especialista deve informar sobre a importância de priorizar os hábitos alimentares saudáveis, sempre buscando o equilíbrio entre quantidade e qualidade. Outro cuidado é com o sedentarismo e a higiene do sono, que deve respeitar o relógio biológico de cada pessoa, além do combate ao tabagismo e ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades