Risco de IAM é maior nos feriados do Natal e Ano Novo, diz estudo

Pesquisadores da Suécia constataram que os casos de infarto agudo do miocárdio (IAM) podem aumentam durante o Natal e o Ano-novo. Confira o estudo:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Apesar de as festividades de final de ano serem época de celebração, muitos incidentes ocorrem durante esses feriados. É comum, por exemplo, neste período de confraternização acontecerem acidentes de trânsito, principalmente causados pelo abuso de bebidas alcoólicas, e também suicídio. No entanto, outras casualidades podem atrapalhar as comemorações, é o que descobriram pesquisadores da Suécia, que constataram que os casos de infarto agudo do miocárdio (IAM) podem aumentar durante as duas últimas semanas do ano.

Um estudo retrospectivo e observacional analisou registros de um banco de dados sueco com informações de unidades de atendimento de todo o país. O levantamento reuniu informações registradas entre 1998 e 2013, e os resultados foram divulgados no periódico BMJ em dezembro de 2018.

Leia mais: Nova estratégia permite excluir IAM com apenas 1 hora da chegada na emergência

Durante o tempo de estudo (16 anos), os pesquisadores identificaram 283.014 casos de ataque cardíaco no país. Além do Natal e do Ano-Novo, foi observado se haveria uma tendência de aumento nos casos de IAM também em grandes eventos, como a Copa do Mundo, o Campeonato Europeu da EUFA, os Jogos Olímpicos de Inverno, etc.

Para a análise, foram levados em consideração, além do Natal e Ano-novo, as vésperas e os dias posteriores a esses eventos. Os pesquisadores identificaram uma incidência 15% maior de infarto agudo do miocárdio durante o Natal (IR 1,15; IC 95% [ 1,12-1,19]). A Véspera de Natal, em particular, apresentou 37% maior incidência de IAM do que outras festividades (IR 1,37; IC 95% [1,29-1,46]).

O estudo não atestou maior incidência de infarto agudo do miocárdio em eventos esportivos de grande porte.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Referências:

  • Mohammad Moman AKarlsson SofiaHaddadJonathanCederberg BjörnJernberg TomasLindahl Bertil et al. Christmas, national holidays, sport events, and time factors as triggers of acute myocardial infarction: SWEDEHEART observational study 1998-2013 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades