Leia mais:
Leia mais:
Podcast da PEBMED: destaques do Chest 2021 sobre neurointensivismo [podcast]
Risco de sangramento com trombectomia mecânica em AVCi com ASPECT baixo
Unidades móveis de AVC: Sonho ou Realidade?
Dia Mundial do AVC: prevenção e tratamento dos fatores de risco [vídeo]
Podcast da Pebmed: dissecção da artéria vertebral. Como diagnosticar e tratar? [podcast]

Risco de sangramento com trombectomia mecânica em AVCi com ASPECT baixo

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O fator mais importante no sucesso da terapia de reperfusão do AVC isquêmico agudo é o tratamento precoce. A seleção de pacientes candidatos à terapia de reperfusão exige uma avaliação neurológica e um estudo de neuroimagem e a sua execução requer um sistema que coordene serviços de emergência pré-hospitalar, medicina de emergência, médico neurovascular, serviços de terapia intensiva, neurorradiologia intervencionista e neurocirurgia para fornecer o tratamento ideal.

Saiba mais: SUS incorpora trombectomia mecânica no tratamento de AVC isquêmico

trombectomia

Estudo

Meyer e col., em setembro de 2021, na revista Stroke, publicaram um estudo com trombectomia mecânica em AVCi, com resultados negativos. Confesso ser raridade nos últimos tempos com avanço dos estudos em neurovascular.

Foi um estudo retrospectivo utilizando bancos de dados de centros de AVC na Alemanha. Os autores avaliaram 248 pacientes com AVCi agudo com oclusão de grande vaso, e ASPECTS baixo (< ou = 5pts), estes foram divididos em dois grupos de tratamento: trombectomia mecânica e clínico. O desfecho funcional foi bom e parecido em ambos os tratamentos (27.4% no grupo da trombectomia e 25% no grupo clínico; P=0.665). 

Os autores apresentaram taxas de mortalidade e sangramento intracraniano sintomático que diferenciaram entre os dois grupos, foram bem maiores no grupo da trombectomia (43.5% contra 28.9% do tratamento clínico, P=0.025 para mortalidade, e 16.1% contra 5.6%, P=0.008 para hemorragia). 

Os fatores independentes associados ao pior desfecho foram a idade avançada (aOR, 1.08 [95% CI, 1.05– .10], P<0.001) e hemorragia intracraniana sintomática (aOR, 6.35 [95% CI, 2.08–19.35], P<0.001).

Considerações

Uma das conclusões dos autores é que pacientes com AVCi e ASPECT baixo quando tratados com trombectomia mecânica, apresentam maior risco de sangramento, especialmente os idosos.

Autor:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.