Risco de sangramento com trombectomia mecânica em AVCi com ASPECT baixo

Meyer e col., em setembro de 2021, na revista Stroke, publicaram um estudo com trombectomia mecânica em AVCi, com resultados negativos.

O fator mais importante no sucesso da terapia de reperfusão do AVC isquêmico agudo é o tratamento precoce. A seleção de pacientes candidatos à terapia de reperfusão exige uma avaliação neurológica e um estudo de neuroimagem e a sua execução requer um sistema que coordene serviços de emergência pré-hospitalar, medicina de emergência, médico neurovascular, serviços de terapia intensiva, neurorradiologia intervencionista e neurocirurgia para fornecer o tratamento ideal.

Saiba mais: SUS incorpora trombectomia mecânica no tratamento de AVC isquêmico

trombectomia

Estudo

Meyer e col., em setembro de 2021, na revista Stroke, publicaram um estudo com trombectomia mecânica em AVCi, com resultados negativos. Confesso ser raridade nos últimos tempos com avanço dos estudos em neurovascular.

Foi um estudo retrospectivo utilizando bancos de dados de centros de AVC na Alemanha. Os autores avaliaram 248 pacientes com AVCi agudo com oclusão de grande vaso, e ASPECTS baixo (< ou = 5pts), estes foram divididos em dois grupos de tratamento: trombectomia mecânica e clínico. O desfecho funcional foi bom e parecido em ambos os tratamentos (27.4% no grupo da trombectomia e 25% no grupo clínico; P=0.665). 

Os autores apresentaram taxas de mortalidade e sangramento intracraniano sintomático que diferenciaram entre os dois grupos, foram bem maiores no grupo da trombectomia (43.5% contra 28.9% do tratamento clínico, P=0.025 para mortalidade, e 16.1% contra 5.6%, P=0.008 para hemorragia). 

Os fatores independentes associados ao pior desfecho foram a idade avançada (aOR, 1.08 [95% CI, 1.05– .10], P<0.001) e hemorragia intracraniana sintomática (aOR, 6.35 [95% CI, 2.08–19.35], P<0.001).

Considerações

Uma das conclusões dos autores é que pacientes com AVCi e ASPECT baixo quando tratados com trombectomia mecânica, apresentam maior risco de sangramento, especialmente os idosos.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades