Rituximabe é eficaz em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico?

Um novo artigo investigou a eficácia a curto prazo e as taxas de infecção associadas ao uso do rituximabe em pacientes com LES.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune complexa. Um novo artigo da revista Rheumatology investigou a eficácia a curto prazo e as taxas de infecção associadas ao uso do rituximabe em pacientes com LES.

Para esse estudo, 270 pacientes com LES refratário ao tratamento convencional foram selecionados para iniciar a terapia biológica (261 com rituximabe). As características no baseline, a atividade da doença (medida pelo índice SLEDAI-2K – Systemic Lupus Erythematosus Disease Activity Index 2000) e as taxas de infecção foram analisadas. A resposta foi definida como a perda de todas as pontuações A e B no índice BILAG (British Isles Lupus Assessment Group) para escore ≤ 1 B com nenhum novo escore A/B em outro sistema orgânico aos 6 meses.

Acesse mais de 900 modelos de prescrição para uma rotina médica mais prática. Baixe aqui o Whitebook.

medicamento vacina

Rituximabe no LES

Duzentos e cinquenta (93%) pacientes estavam tomando glicocorticoides no baseline em uma dose oral mediana de 10 mg diariamente. As taxas de resposta aos 6 meses estavam disponíveis para 68% dos pacientes. O escore mediano no índice BILAG foi 15 no baseline e 3 aos 6 meses (p < 0,0001). A redução mediana no SLEDAI-2K foi de 8 para 4 (p < 0,001). A resposta foi alcançada em 49% dos pacientes.

Além disso, houve também uma redução no uso de glicocorticoides para uma dose mediana de 7,5 mg aos 6 meses (p < 0,001). Infecções graves ocorreram em 26 (10%) pacientes, sendo mais frequentes nos primeiros 3 meses pós-rituximabe.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que rituximabe é seguro e está associado à melhoria da atividade da doença em pacientes com LES refratário, com redução concomitante no uso de glicocorticoides. Eles destacam ainda que a vigilância precoce para infecção pós-infusão é importante para melhorar ainda mais os riscos e benefícios do tratamento.

Manejo do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES): veja os keypoints da nova diretriz

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • McCarthy E, et al. Short-term efficacy and safety of rituximab therapy in refractory systemic lupus erythematosus: Results from the British Isles lupus assessment group biologics register. Rheumatology, Volume 57, Issue 3, 1 March 2018, Pages 470–479 || https://doi.org/10.1093/rheumatology/kex395

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades