Rituximabe é eficaz na doença pulmonar reumatoide?

Um estudo avaliou o efeito do rituximabe em pacientes com doença pulmonar intersticial relacionada à AR. Além disso, fatores associados ao resultado após o tratamento foram identificados.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune inflamatória e crônica, que afeta as articulações do corpo revestida pela membrana sinovial. Seus sintomas incluem articulações com aumento de temperatura, rubor, aumento de volume, maior sensibilidade e dor, com limitações aos movimentos.

Embora as manifestações articulares sejam as mais características, a AR também pode manifestar-se em sítios extra-articulares (olhos, pele, vasos sanguíneos, coração, pulmão e sistemas renal, nervoso e gastrointestinal).

A doença pulmonar intersticial é um grupo de doenças respiratórias caracterizadas pela progressiva cicatrização do interstício pulmonar resultando em insuficiência respiratória. É uma manifestação extra-articular comum da AR que é relatada em até 30% dos pacientes. Essa manifestação é a segunda causa de mortalidade na AR.

Recentemente, um estudo observacional britânico avaliou o efeito do rituximabe (RTX) em pacientes com doença pulmonar intersticial relacionada à AR. Além disso, fatores associados ao resultado após o tratamento foram identificados.

O estudo foi conduzido em uma coorte de pacientes adultos com AR moderada a grave tratados com RTX em um único centro por > 10 anos. Todos os pacientes receberam um primeiro ciclo de terapia que consistiu de 100 mg de metilprednisolona e 1.000 mg de RTX administrados por via intravenosa nos dias 1 e 14. Outros ciclos, que consistem no mesmo regime, foram repetidos até a recaída clínica.

Veja também: ‘SUS passa a oferecer novo medicamento oral para artrite reumatoide’

A progressão foi definida como: diminuição da capacidade vital forçada (CVF) pré-RTX > 10% ou capacidade de difusão de monóxido de carbono (DLCO) > 15% do previsto, piora do escore da doença pulmonar intersticial ou morte por doença pulmonar progressiva.

Dos 700 pacientes com AR tratados com RTX, 56 tiveram doença pulmonar intersticial (prevalência=8%), sendo 36 do sexo feminino. Após o tratamento com RTX, nova doença pulmonar intersticial foi diagnosticada em três pacientes (incidência=0,4%).

Os dados para avaliação pulmonar estavam disponíveis para 44 dos 56 pacientes. A mediana de variação da CVF pré e pós-RTX foi de -2,4% e +1,2% (p=0,025) e para DLCO foi de -4,4% e -1,3% (p=0,045).

Após o tratamento com RTX, 23 (52%) pacientes permaneceram estáveis e 7 (16%) melhoraram. Dos 14 (32%) pacientes com doença pulmonar intersticial que progrediram, nove (16%) evoluíram ao óbito devido à progressão da doença pulmonar intersticial.

Os pacientes cuja função pulmonar deteriorou pós-RTX tiveram um histórico prévio de progressão de doença pulmonar intersticial, padrão radiológico de pneumonia intersticial usual e menor DLCO pré-RTX em comparação com aqueles que se mantiveram estáveis ou que apresentaram melhora.

Observou-se, portanto, que a maioria dos pacientes com doença pulmonar intersticial pré-RTX permaneceu estável/melhorou após o tratamento durante um período prolongado. Os pacientes que apresentaram piora ou morreram tiveram doença pulmonar intersticial mais grave pré-RTX, sugerindo que o medicamento não foi um contribuinte. Dessa forma, o uso de RTX parece ser um escolha terapêutica aceitável para pacientes com doença pulmonar intersticial.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Revisado por:

Referências:

  • Md Yusof MY, Kabia A, Darby M, Lettieri G, Beirne P, Vital EM, et al. Effect of rituximab on the progression of rheumatoid arthritis–related interstitial lung disease: 10 years’ experience at a single centre. Rheumatology (Oxford). 2017 Apr 24. doi: 10.1093/rheumatology/kex072. [Epub ahead of print]

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags