Rizartrose: Quais os resultados de hemitrapezectomia artroscópica e suspensoplastia com Mini TightRope?

A maioria dos casos de rizartrose é assintomática, mas qual tratamento é adequado para quando a dor é incapacitante? Veja mais neste artigo.

A rizartrose é uma condição comum e afeta principalmente mulheres na pós-menopausa. Apesar de radiologicamente haver acometimento em mais de 90% dos pacientes acima de 80 anos, mais de 70% dos casos são assintomáticos e não requerem tratamento. Quando sintomáticos, há dor na base do polegar, deformidade e redução na força de pinça e grip.

A cirurgia é indicada em pacientes com dor incapacitante e sem resposta ao tratamento conservador, que é primeira linha de tratamento. Apesar de serem conhecidas múltiplas técnicas cirúrgicas para os estágios II e III de Eaton-Littler, não há consenso sobre um método ser considerado superior. A assistência artroscópica nesses casos tem ganhado importância nos últimos anos.

Leia também: Qual o perfil epidemiológico de pacientes submetidos à artroplastia total de joelho?

Resultados da denervação seletiva para rizartrose

Estudo

Foi publicado na última semana na Revista Iberoamericana de Cirurgia de La Mano (RICMA) um estudo avaliando os resultados clínicos e radiológicos em pacientes com rizartrose graus II ou III de Eaton-Littler submetidos a hemitrapezectomia artroscópica e suspensoplastia com Mini TightRope (Arthrex, Naples, FL, US). O estudo foi retrospectivo e observou 12 pacientes (3 homens e 9 mulheres)  operados entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019 em uma clínica de Santiago, no Chile.

Foram excluídos pacientes com menos de seis meses de follow-up, história de cirurgia na mão ipsilateral e artrose da articulação escafo-trapezio-trapezoide (STT). Foram realizadas avaliações pré-operatórias e com seis meses de pós-operatório com a escala visual analógica de dor (EVA), questionário DASH (Disabilities of the Arm, Shoulder and Hand) e escore de Kapandji.

A média de idade foi de 56 anos e o seguimento médio foi de 21 meses, havendo sete pacientes no estágio 2 e cinco no estágio 3 de Eaton-Littler. No intra-operatório, seis pacientes foram classificados como estágio II e seis como estágio III na classificação de Badia. De acordo com o índice de Kapandji, a média pré-operatória foi de 3,6 e a média pós-operatória foi de 9. A média pré-operatória na EVA foi de 8,8 e a média pós-operatória foi de 1,2. A pontuação média do DASH no pré-operatório foi de 33,3 e no pós-operatório de 4,7. Todas as diferenças foram estatisticamente significativas com p < 0,001. 

Na prática

A técnica artroscópica para tratamento da rizartrose com hemitrapezectomia e suspensoplastia é minimamente invasiva e os resultados do estudo demonstraram ótimos resultados quanto a dor e funcionalidade à médio prazo (entre seis e 36 meses).

Na prática, é necessário treinamento em artroscopia para realização da técnica, que gera pouco dano local e menor cicatriz ao paciente. Não foi relatado durante o follow-up do trabalho, mas o material utilizado para suspensoplastia pode gerar incômodo em alguns pacientes e necessidade de retirada após seis meses.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Jorquera, R ; Orellana, Pablo; Melibosky, Francisco; Paz, Eduardo ; Liendo, Rodrigo ; Azócar, Camila. Arthroscopic Hemitrapezectomy and Suspension with Mini TightRope for the Treatment of Rhizarthrosis: Outcome in patients in stages Eaton-Littler 2 to 3, Revista Iberoamericana de Cirugía de la Mano, 2022, volume 50, 1698-8396, DOI - 10.1055/s-0042-1743512